Brasília: Tatuadora publica vídeo que pesquisa tatuagem colorida em pele negra

0 Flares 0 Flares ×

Foto: Gabi Cerqueira

IMG_3984 (1)

Pele negra pode receber tatuagem colorida? Essa é a questão que a tatuadora Téssia Araujo e a videomaker Gabi Cerqueira, ambas de Brasília, buscaram responder em uma pesquisa que – para nossa alegria – está registrada e compartilhada em vídeo. Soma-se ainda um texto que vem contribuir com todas essas discussões.

Muito do que se diz – e principalmente das pedras que se colocaram sobre o assunto – sobre a tatuagem em peles não brancas, é parte de uma construção social racista. Racismo este que no campo da tatuagem, faz com que a indústria não pense em tecnologias (tintas, máquinas, agulhas, etc) que possam atender as especificidades dessas populações, faz com que as peles não brancas estejam fora dos portfólios com a justificativa de que a tatuagem “não pega bem” ou que “não fica tão bonita“, que estejam fora das capas de revistas do segmento, dos editoriais e dos concursos voltados para tatuagem. E nessa torpe supremacia branca para se promover e vender a tatuagem, vamos percebendo que há muito que precisamos aprender, rever e mudar sobre a nossa própria comunidade. Bom saber que existem pessoas empenhadas e engajadas em construir essas mudanças.

Sem mais delongas, confira logo abaixo tanto o texto quanto o vídeo.

“Seria conveniente para a indústria de modo geral que a pele humana pudesse ser padronizável e cada um de nós, além de um signo de sol, recebesse um código Pantone, CMYK ou RGB, identificando a cor exata da nossa pele. Mas nós sabemos que a natureza não funciona assim. Ainda bem.

IMG_7562 (1)
Sem falar de grupo étnico, existem dezenas (por que não dizer milhares) de possibilidades de tonalidades de pele humana. A melanina é responsável pela pigmentação da pele, íris e cabelos dos mamíferos. Existem dois tipos principais de melanina; a eumelanina, que protege as camadas inferiores da pela dos raios UV e tem colocação entre o marrom e o preto; e feomelanina, que é menos eficiente na proteção e tem possibilidades de pigmentação entre o amarelo e o vermelho.

_MG_6971
A combinação randômica da possibilidade de produção de ambos os tipos de melanina resulta na coloração específica da pele, olhos e cabelos de cada indivíduo. Pessoas de pele mais branca têm mais probabilidade de desenvolver câncer de pele, por exemplo, devido ao menor nível de eumelanina, mais eficiente que a feomelanina na proteção contra os raios UV.

IMG_9254 (1)
Essa diferença na tonalidade do material que vai receber a pigmentação da tatuagem influencia substancialmente sobre a definição do resultado do trabalho. Entretanto, não é fator determinante para justificar o costumeiro ditado preconceituoso sobre o efeito da tatuagem em pele negra. Alguns tatuadores, talvez com medo de que alguma coisa dê errado, preferem desiludir seus clientes negros, dizendo que seu tom de pele “não pega bem” determinadas cores ou desenhos.

_MG_6999
Em geral, conforme podemos ver neste vídeo, uma excelente técnica de aplicação da pigmentação na pele, somada aos cuidados, estudos de cores, volumes, formas e anatomia fazem de um trabalho de tatuagem sobre a pele negra não somente possível, mas venerável.

_T3_6281
Apesar da eumelanina ser uma grande aliada contra queimaduras solares, por mais densa que esta seja, a ação desses raios UV atrapalha a encapsulação da tinta da tatuagem pela pele, fazendo com que a tinta se espalhe ou dissolva e perca a “resolução”, principalmente durante os primeiros anos de cicatrização. Ainda, organismo produz mais melanina sobre as áreas feridas da pele, e isso, obviamente, vai refletir nas cores. Assim, fazer a correta proteção solar é um dos principais fatores de garantia da durabilidade da tatuagem.

_T3_2392
E, quanto mais melanina, mais probabilidade de hipercicatrização, queloide, mas isso depende da profundidade. A tatuagem não deve passar da segunda camada da pele. Se for muito além de onde deve ir, independentemente da presença melanina, a pessoa pode ficar com uma cicatriz indesejada. Esse é o cuidado mais importante, e todos, não somente os melaninados, devem tê-lo, para que suas tatuagens durem lindas e coloridas por muitos anos!”

 

CONTATOS
Téssia Araujo – https://www.facebook.com/tessiaaraujo
Gabi Cerqueira – https://www.facebook.com/gabicerqueira.foto

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About T. Angel

No cenário da modificação corporal brasileiro desde 1997, inicialmente como entusiasta e posteriormente atuando no campo da pesquisa. Parte de seu trabalho está incluso no livro "A Modificação Corporal no Brasil - 1980-1990" e grande parte depositada aqui no FRRRKguys.com.br.