Channel 4 lança o vídeo ‘Prototype’ de Viktoria Modesta

0 Flares 0 Flares ×

Foto: reprodução / Channel 4

731568d3-44b6-4576-8e6a-d7f97f2eef79-1020x423

Channel 4 lançou um vídeo com a intenção de desafiar as percepções do que uma estrela pop deve ser. Tudo isso durante a final do reality show X Factor, que segundo o o website Mashable, tem uma audiência que passa dos 9 milhões.

A cabeça criativa do Channel 4 disse que gostaria de apresentar algo mais interessante e completou em depoimento que “as estrelas pop nos dias de hoje são dolorosamente maçantes.” Ao que parece eles acertaram no tom, o vídeo publicado nas redes sociais se tornou um viral de imediato e não só entre as pessoas ligadas com a música pop.

O vídeo Prototype é uma música da artista pop alternativa Victoria Modesta, que após amputar uma de suas pernas passou a utilizar próteses. O vídeo mostra Modesta cantando e dançando, em alguns momentos utilizando uma prótese com luz, em outros com uma grande ponta. Perceba que as próteses utilizadas não são feitas como representações exatas de peças humanas, vão além. No mais, entendemos que o vídeo fala também sobre representatividade. O que seria a pequena garota que assiste a televisão – se identificando e – copiando tudo o que vê?

aeee6971-8dc2-4b55-be8d-8697a3b5cd51-916x2040

Falando um pouco sobre a artista, Viktoria Modesta é uma cantora-compositora britânica e modelo que em 2007 teve uma amputação abaixo do joelho (a qual se submeteu de forma voluntária) aos 20 anos de idade para melhorar sua mobilidade. Devido a negligência em seu nascimento, ela sofria problemas permanentes com sua perna esquerda. Sua fisicalidade e o seu trabalho como modelo se tornaram conhecidos por confrontarem paradigmas estéticos e culturais dos nossos tempos. A jovem artista vem desenvolvendo sua carreira na música há 4 anos e modelando nas semanas de moda de Londres e Milão. Se apresentou como a Rainha da Neve na cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos de 2012 em Londres. Ainda assim, a artista diz não estar livre de sofrer discriminação, afirmando que:

“Por muito tempo, a cultura pop fechou as portas para mim como amputada e artista alternativa.”

O videoclip sem dúvida alguma é incrível, mas o making of é tão bom quanto. É a chance de ouvir a artista falando sobre o seu corpo e vida, o que inclui a amputação. Estranhamente, enquanto o videoclip passa das 120.000 visualizações, o making of não chegou nas 220 até o momento em que publicamos essa matéria.

Abaixo você confere o making of e o vídeo oficial. Recomendamos que se assistam os dois.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About T. Angel

No cenário da modificação corporal brasileiro desde 1997, inicialmente como entusiasta e posteriormente atuando no campo da pesquisa. Parte de seu trabalho está incluso no livro "A Modificação Corporal no Brasil - 1980-1990" e grande parte depositada aqui no FRRRKguys.com.br.