Corpo modificado: Gadabas

0 Flares 0 Flares ×

l_818d699e07fdf2684ff5686b9d0001de

Gadabas é uma colorida comunidade encontrada no sul dos distritos de Koraput e Malkangiri em Orissa. Essa tribo também foi encontrada em Madhya Pradesh e Andhra Pradesh. A maioria das fontes que pesquisamos citam principalmente o estado indiano de Andhra Pradesh, mais especificamente na região do litoral norte, como espaço onde habitam os Gadabas, tribo que carrega em sua história cultural a prática de se modificar o corpo. Sobre a origem do nome da tribo, algumas evidências apontam que eles eram chamados de Kadava, como em tâmil, por causa de enormes brincos – Kadu em Tamil que significa orelhas. Como veremos nas imagens, as mulheres usam longas argolas nas orelhas.

Segundo o site India 9,  as casas dos Gadabas são construídas em duas fileiras frente a frente, deixando um caminho entre elas. Eles são agricultores por profissão, e coletores de produtos da floresta. A caça e a pesca são as suas outras atividades. Gadaba, gutob ou gutub é a língua falada pelos Gadabas. Esse povo acredita em muitos deuses e deusas e Thakurani é a principal divindade entre eles. Eles também adoram fantasmas e espíritos. Os principais festivais celebrados são Bandapana parab, Dushera parab, Empurre parab, e Chaita Parab.

Falando agora das modificações corporais dessa população, percebemos uma incidência delas especificamente nas mulheres. Tanto é que em sites de busca é menos comum encontrarmos imagens dos homens Gadabas. Precisaríamos fazer um estudo maior para entender como se estrutura as relações de gênero nessa tribo.

As mulheres Gadabas usam como colares pesados ornamentos feitos de latão ou alumínio em torno do pescoço. Em algumas imagens podemos ver o efeito do peso dos colares na alteração dos corpos. As mulheres casadas usam também um tipo peculiar de brinco nas orelhas, longas argolas que transpassam a concha. Outras perfurações nas orelhas e nariz (nostril) também aparecem. No entanto, como sinal de uma transformação cultural, existe um abandono dessas práticas de se modificar o corpo por muitas mulheres Gadabas. Inclusive as roupas tradicionais estão sendo trocadas por outras, tanto entre as mulheres como nos homens.

Gadabas também são famosos por sua dança tribal conhecida como “Dhimsa . É realizada pelas mulheres da tribo que usam o famoso saree karenga. Em ambos os vídeos temos uma bela amostra da dança.

Desde o início de 1980 os Gadabas, em grande parte, foram deslocados de suas aldeias para construção de barragens hidroeléctricas. O livro Tribal Populations and Cultures of Indian Subcontinent (1985), apontava que existiam aproximadamente 67.000 Gadabas.

 

Confira abaixo algumas imagens das mulheres Gadabas.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

Deixe uma resposta