Dia do Orgulho Freak!

0 Flares 0 Flares ×
Celebrar os corpos esquisitos, a diversidade e promover a cultura da modificação corporal. Foto: Felipe Messias

Dia do Orgulho Freak ou Dia do Orgulho Esquisito traz a ideia de que pessoas freaks – usualmente ligadas com as modificações corporais – devam celebrar o orgulho de suas subjetividades e corpos. Promovendo a cultura da modificação corporal e fomentando os diferentes usos do corpo.

Ainda, propondo – com inspiração no Manifesto Freak – que:

  1. As pessoas tenham orgulho de seus corpos e subjetividades. Não que apenas tenham orgulho, mas que celebrem suas existências esquisitas. Sem temer!
  2. Que entendam que a diversidade é fundamental. Que a diversidade igualmente precisa ser celebrada. Sem se esconder!
  3. Que o direito de escolha sobre o próprio corpo deve ser buscado e igualmente celebrado. Celebre-se!

A palavra orgulho está aqui como antônimo de vergonha. Fazendo lembrar que corpos subalternizados e dissidentes – o que abarca pessoas com modificações corporais e, obviamente, que para além delas também – historicamente estiveram marcados para não existirem, para viverem em armários, para habitarem os esgotos e/ou encarcerados em instituições totais (aquelas que controlam as vidas, tais quais: manicômios e cadeias). Dizer orgulho freak é se afirmar enquanto identidades dissidentes. Dizer orgulho freak é ressignificar a palavra freak (aberração, esquisito, monstro), assim como se deu com o queer.

A data escolhida para celebração do Orgulho Freak é 21 de Junho, data que marca o início da plataforma FRRRKguys, criada em 2006 por T. Angel. O FRRRKguys tem trabalhado ativamente pelo fomento, promoção e defesa da cidadania das pessoas freaks, produzindo materiais literários, de audiovisual e eventos ao redor do Brasil. Em conjunto, tem colaborado com o trabalho de pesquisa de estudantes em diferentes níveis de formação, isto é, do ensino médio ao pós-doutoramento. O FRRRKguys em conversa aberta com as pessoas da comunidade da modificação corporal decidiu pelo 21 de Junho.

A expectativa é que em 2019 – no meio da ascensão do autoritarismo e do fascismo – pessoas ao redor do Brasil celebram o direito e a dádiva de ser diferente, de ser estranha, de ser orgulhosamente esquisita. Mais do que nunca precisamos celebrar as nossas diferenças. Freaks, uni-vos!

Criamos um evento no Facebook e por lá iremos divulgando as atividades que forem acontecendo ao redor do Brasil. Conecte-se! Cria a sua iniciativa esquisita!
https://www.facebook.com/events/309650186563946/

E como não poderia faltar, teremos uma bandeira do orgulho freak para que a nossa celebração fique ainda mais bonita. A bandeira é super esquisita, muito obviamente. Viva!

A bandeira do orgulho freak é composta de 3 cores esquisitas e um triângulo invertido no centro.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About FRRRK Guys