Em 2020 será lançado livro infantil que trata sobre modificações corporais e diversidades

0 Flares 0 Flares ×
Histórias do corpo-livro será lançado em 2020. Foto: divulgação

Está sendo produzido um livro infantil – em língua portuguesa – que trata sobre as modificações corporais e das poéticas das diversidades humanas.

Histórias do corpo-livro foi escrito pela ativista T. Angel, que tem pesquisado sobre as modificações corporais nas últimas duas décadas e está sendo ilustrado pela tatuadora Aline Torchia, profissional da área há dez anos. Trabalho independente que surge com o desejo de colaborar com as discussões acerca dos direitos humanos e da educação sobre a cultura da modificação corporal.

Baseado em fatos reais, o livro traz fragmentos das experiências de T. Angel na sala de aula enquanto profissional da educação da rede estadual na periferia de Osasco. “No livro, damos vida para uma personagem central que tem o nome de Xis, que é uma pessoa não binária, com o corpo modificado e profissional da educação pública no Brasil”, explica a autora. Tatuagens, piercings e escarificações são utilizadas como material pedagógico para reflexão e sensibilização.

O livro busca de modo lúdico e criativo, explicar para crianças – e não somente elas – sobre a cultura das modificações corporais e ao mesmo tempo suscitando uma educação libertadora, progressista e em diálogo com a construção de um mundo mais plural e mais acessível. “Quando falamos em educação inclusiva, temos o hábito de pensar apenas no corpo discente, mas falar de educação inclusiva é também falar do corpo docente e tem sido um movimento novo a chegada das pessoas dissidentes ocupando esses lugares”, explicou T. Angel.

Histórias do corpo-livro pretende mostrar que é possível construir relações pacíficas de coexistências, onde o diferente é apenas parte de um extenso repertório de possibilidade de ser e estar no mundo. Algo que sempre foi necessário de ser exercitado e o é, ainda mais agora, tempos como os nossos, onde as liberdades individuais estão mais ameaçadas, assim como as pessoas que escapam das normatividades e regras compulsórias de existência.

A previsão é que o livro chegue em Março de 2020 e em janeiro já inicia-se a pré-venda.

Acompanhe o livro pelo Facebook:
https://www.facebook.com/historiasdocorpolivro

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About FRRRK Guys

Plataforma criada em 2006 que vive, investiga e fomenta a cultura da modificação corporal e diferentes usos do corpo.