Escarificação é ramificação das Margaridas…

0 Flares 0 Flares ×

O artista Fernando Lopes recentemente escarificou em seus braços a frase “Medo nós tem, mas não usa”. O trabalho foi realizado por Andre Fernandes.

A frase que por si só já exala potência é de autoria de Margarida Maria Alves (1933-1983), liderança camponesa e nordestina assassina por latifundiários de Alagoa Grande, Paraíba, no ano de 1983.

Fernando contou pelas redes sociais que teve contato com a frase durante as milhares de reações após o assassinato da vereadora e socióloga Marielle Franco (1979-2018) no Rio de Janeiro. “Peguei pra mim”, disse o artista e completou “frase que gostei, incubei e, hoje brotou nos meus braços assim como margarida rompe o solo e toca a luz pela primeira vez”.

No ano 2.000 foi criada a Marcha das Margaridas, inspirada na luta da líder sindical Margarida Maria Alves, a manifestação é realizada por mulheres trabalhadoras rurais brasileiras.

Fernando disse ainda que “margarida era semente e brotou muito“, inclusive, nele próprio. Além da marcha e do sindicato, também foi criada em 1994 a Fundação Margarida Maria Alves. E agora, é também ou está também registrada enquanto uma escarificação nos braços do artista.

Duas mulheres que lutaram pelos direitos humanos foram executadas. Margarida aos 50 anos e Marielle aos 38 anos de idade. Ambas com tiros na região do rosto. Segundo relatório da ONG Global Witness divulgado em 2020 o Brasil é o 3º país do mundo em mortes de ativistas ambientais e dos direitos humanos.

Que as sementes das margaridas floresçam ainda mais!

(Visited 1 times, 1 visits today)
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×