La Negra e as suas contribuições para a história da modificação corporal

0 Flares 0 Flares ×

Fotos: Acervo La Negralanegra

“I really think that without a doubt one of the most truly stunning, unique, striking, exotic, and beautiful women in the body modification scene is Argentina’s La NegraShannon Larratt

A nossa missão do dia é apresentar, para quem não conhece, e falar um pouco sobre a argentina La Negra. Para não haver confusão, não estamos falando da cantora Mercedes Sosa (1935-2009) que também recebeu o apelido de La Negra de seus fãs, por conta de sua ascendência ameríndia. Somos apaixonados por ela, mas hoje o nosso foco será outro. Falaremos daqui em diante da La Negra que modificou não apenas o seu próprio corpo, mas que – através de suas incontáveis contribuições e inúmeros trabalhos – foi capaz de transformar – para melhor – toda a comunidade da modificação corporal. Falando sobre seu corpo ou as transformações corporais que experimentou, começamos dizendo que ela fez a sua primeira tatuagem aos 14 anos de idade.

los14(La Negra com 14 anos em sua primeira sessão de fotos com seu amigo El Pajaro)

Já aos 16 anos ela iniciou suas experiências com outras modificações do corpo, conforme a própria contou para a revista Bizarre Magazine em abril de 2009. Você pode CLICAR AQUI para ler a matéria completa (em inglês).

bizarre_magazine_17418_12(Capa da revista Bizarre Magazine, UK)

Abaixo algumas fotografias que fazem parte da matéria na Bizarre Mag.

0aeeaqlb bizarre_magazine_17655_12

  Tatuagem, piercing, alargadores, tongue splitting, escarificações e implantes são algumas das modificações corporais que podemos ainda hoje ver no corpo dessa argentina. Foi uma das primeiras pessoas no mundo a ter implantes subdermais na cabeça. O primeiro procedimento foi feito em 2002 por Emilio Gonzalez. Durante alguns anos ela foi aumentando o tamanho deles, chegando até a quarta geração (2006), com procedimento realizado em São Paulo. CLICANDO AQUI você pode ver imagens.

bifida postalnegra rayas(Fotos: Martin del Pozo | Maquiagem: Towa | 2008)

Somente em 18 de março de 2009 Negra fez uma operação para remover os “chifres”, depois de seis anos seguidos carregando-os na fronte e na vida. Em seu blog podemos ver várias imagens do pós operatório e seguidos depoimentos do processo.

La Negra estampou incontáveis vezes o Modblog do website BMEzine, assim como diversas revistas ao redor do mundo. Não exageramos, realmente a imagem dela circulou por muitas publicações. O que não é muito difícil de entender quando a gente olha para algumas produções feitas por ela. No ensaio abaixo que recebeu o nome de Cholo Power, a argentina conta que a ideia começou a rondar a cabeça dela em 2005, no México, quando e onde ela comprou os pompons e a manta que se vê nas imagens. As fotografias falam sobre seu orgulho em ser latina, inclusive, essa defesa da latinidade se faz muito presente em seus outros trabalhos. A maquiagem foi feita por Towa e as fotos por Martin del Pozo.

lanbmra lanebm-21 lanebma-1 latin51

 

Ainda no México em 2005, La Negra foi modelo para Gorilla Glass. gorilla Já em Roserdita (2009) La Negra traz uma mulher de muitos peitos. Incrível como somente ela consegue ser. roserdita roserdita2

 

La Negra ajudou na organização da primeira convenção de body mods na Argentina em 2002 e que se repetiu nos anos seguintes. Inclusive, em 2004 Shannon Larratt (1973-2013) fundador do BMEzine esteve presente no evento e escreveu longos elogios sobre essa passagem dele por aqui na América do Sul. Você pode CLICAR AQUI e ler o texto de Shannon e inclusive conferir um monte de imagens do evento.

bsas(Flyer do evento)

cured9991(I was cured para Shannon Larratt, 2003, Buenos Aires)

Apesar disso o ano de 2004 ficou marcado como sendo o último em que La Negra trabalhou na organização. O seu cansaço de meses seguidos de trabalho está presente nas belas imagens feitas por Antonio Florez e Paloma. Reproduzimos uma delas abaixo e algumas outras podem ser vistas CLICANDO AQUI.

antonio

Foi em 2002 que encontramos a primeira vez com a La Negra aqui em São Paulo na Expo Tattoo Metalhead. Ela era uma figura forte e de uma beleza sem igual, caminhava de um lado para outro sem parar fotografando o evento, as pessoas e obviamente que também sendo fotografada. La Negra não passava despercebida. Depois ficamos sabendo que ela estava trabalhando para Piel Magazine, uma das melhores revistas sobre modificação corporal que já vimos. A revista impressa acabou se tornando eletrônica e teve o seu “fim” – depois de 10 anos de atividade – no dia 11 de Novembro de 2011, conforme escrevemos por AQUI. Em nossa opinião o fechamento da Piel Mag foi uma das perdas mais duras dentro da comunidade da modificação corporal da América Latina.

juniorjavielanegranylasymaurocopiar(Expo Metalhead Tattoo, 2002, São Paulo)

La Negra já esteve inúmeras vezes no Brasil. Participou de palestras sobre o corpo na Universidade Anhembi Morumbi, participou de inúmeras convenções de tatuagem, esteve presente no Palco Arte Corporal (2010-2011) na Virada Cultural e em vários eventos do produtor cultural Heitor Werneck, a exemplo de O Pulgueiro e mais recentemente no Projeto Luxúria. Não podemos esquecer da memorável performance Amor, Infame e Tormento que já escrevemos AQUI. Abaixo algumas imagens da performance Amor, Infame e Tormento – íntimo ritual experimental – que aconteceu em Buenos Aires em 2006. ait200251 ait200253 ait200257 ait1

 

Em 2005 no Pulgueiro, novamente em São Paulo, La Negra se juntou ao Heitor Werneck, Priscilla Davanzo, Morgana, Komando e outros performers no Zoológico Humano.

040917p57 040917p33 040917p52

 

Há de se dizer também sobre o trabalho com suspensão corporal realizado por La Negra. O seu próprio corpo foi levado para inúmeras experiências e ela possibilitou através de sessões privadas que muitas pessoas pudessem se suspender também. Abaixo compartilhamos algumas imagens de sua performance “El Carrousel – sueño de unicornios” que aconteceu na abertura do 4º Encuento de Arte Corporal da Venezuela (2008) e que utilizou a suspensão.

_dsc0207 0710crv17 0710crv32 0710crv43 0710crv51

 

No vídeo abaixo podemos ver a primeira suspensão corporal feita ao vivo em 2003 na televisão argentina.

 

E já que falamos de vídeo, não podemos deixar de incluir aqui um dos nossos favoritos.

Além da suspensão corporal, La Negra buscou experimentar outros usos do corpo, a exemplo, o Kavadi.

SONY DSC

Como acreditamos que body modification e body art não sejam as mesmas coisas. É preciso lembrar da atuação de La Negra no campo específico da body art. Os seus trabalhos com performance, fotografia e vídeo são de uma delicadeza absurda. Nos levam a refletir sobre nossas raízes, sobre nossos limites e nos faz querer tocar o além. Abaixo imagens do 4º Encuentro Mundial de Arte Corporal que aconteceu em 2008 na cidade de  Caracas, Venezuela.

artec008641 Arte-corporal-2008-10 arte-corporal-2008-182 Arte-corporal-2008-8

Atualmente La Negra segue vivendo na Argentina e é mãe de duas meninas. Tem trabalhado com maquiagem e com a produção de roupas e acessórios. Ainda não temos conhecimento se ela pretende algum dia voltar a escrever sobre as modificações corporais através da Piel Magazine. Claro que nós aqui torcemos para que isso aconteça, uma vez que reconhecemos a importância de seu trabalho para todos nós latino-americanos. Soma-se ainda o momento de retrocesso que vivemos, principalmente no Brasil, no que concerne as práticas de se alterar o corpo.  Sem dúvida alguma, seria uma força a mais para todos nós.

A vida, por sorte, foi generosa conosco e acabamos nos aproximando dessa pessoa singular, inicialmente no mundo eletrônico através principalmente de uma rede social, o IAM, que existia dentro do BMEzine e depois no mundo real.Obviamente que a admiração só cresceu durante os anos. E é por essa admiração que escrevemos cada linha desse texto com um sorriso em nossos corações e nos somos gratos à essa mulher incrível que tanto fez (e faz) para a história da modificação do corpo mundial.

Deixamos aqui o nosso mais sincero e terno agradecimento por todas as contribuições que La Negra trouxe para a comunidade da modificação corporal e por ter feito desse mundo um lugar mais bonito e suportável. Nossa admiração e respeito não cabem em palavras.  Viva longa e bela para a deusa modificada da Argentina, nós te amamos!

CONTATO
http://lamasnegra.wordpress.com

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About T. Angel

No cenário da modificação corporal brasileiro desde 1997, inicialmente como entusiasta e posteriormente atuando no campo da pesquisa. Parte de seu trabalho está incluso no livro "A Modificação Corporal no Brasil - 1980-1990" e grande parte depositada aqui no FRRRKguys.com.br.