Livro didático aborda a escarificação

0 Flares 0 Flares ×

Recentemente as escolas brasileiras passaram pelas escolhas de livros didáticos dentro do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. A escolha implica em obras que chegam dentro do chamado Novo Ensino Médio, bastante criticado por especialistas da educação, e que está sendo empurrado com força, no meio de uma pandemia. Alerta posto, trataremos abaixo de um livro didático que nos chamou bastante a atenção.

Uma das obras selecionadas, dentro da coleção Palavras de linguagens e suas tecnologias – amor da Palavras Projetos Editorais, propõe trazer para sala de aula reflexões sobre a escarificação e a produção cultural e artística negra.

Relacionando imagens de pessoas reais escarificadas com o personagem Erik Killmonger do Pantera Negra (EUA, 2018), a Unidade 3 pergunta: que histórias estão marcadas na cor da minha pele?

Para nós que pesquisamos e vivemos as modificações corporais, consideramos importante que o conteúdo chegue nas escolas, na educação básica, escapando das ideias estereotipadas sobre a cultura da modificação corporal. Ensinando – dentro e fora das escolas – que as raízes das nossas histórias estão para além de concepções eurocêntricas. A escarificação é um excelente exemplo. Bom saber que mais pessoas estão acessando e poderão aprender e pensar mais sobre essa cultura.

Para pessoas esquisitas que trabalhem com educação e queiram acessar a obra, deixamos o link abaixo:
https://www.palavraseducacao.com.br/

(Visited 1 times, 1 visits today)
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×