Luto: Nosso adeus ao Inácio da Glória, pioneiro da tatuagem no Brasil

0 Flares 0 Flares ×
Inácio da Glória em Rondônia, 2014. Foto: reprodução/Facebook

“A tatuagem é um desenho que brota do intrincado universo da mente e encontra no corpo humano seu suporte ideal.”
Inácio da Glória

Na noite do dia 03 de Março de 2019, o pioneiro e uma das lendas da tatuagem no Brasil, Inácio da Glória, faleceu. Em junho do ano passado havíamos noticiado aqui no FRRRKguys que o profissional estava doente, por conta disso precisou fechar a sua clássica loja no Guarujá, a Ilha Nativa, e estava contando com doações de profissionais da tatuagem afim de que pudesse fazer o seu tratamento na luta contra o câncer.

Inácio da Glória nasceu em 22 de Junho de 1952 em Rio Claro, interior de São Paulo. Todavia acabou viajando por diversas partes do país e começou a tatuar profissionalmente em 1976 em Brasília, Distrito Federal, onde trabalhou por mais de vinte anos. Antes disso, em Santos, foi tatuado e aprendiz do Lucky Tattoo, considerado o primeiro tatuador no Brasil a usar máquina elétrica.

Inácio da Glória trabalhando.

Nos últimos anos estava se dedicando aos estudos da História da Arte e participando como jurado em concurso de convenções de tatuagem ao redor do país. Recebeu inúmeros prêmios e homenagens durante a sua trajetória, que ele guardava com bastante carinho.

Prêmios e homenagens que Inácio da Glória recebeu ao longo de sua carreira. Foto: reprodução/Facebook

Inácio dizia que o começo de sua carreira em Brasília foi tatuando militares, políticos e outsiders, pessoas ligadas com a cultura underground dos anos 70. No documentário Do porto à pele (2016) ele lembrava que na época, “essa gente que aderia era a escória social, eram as prostitutas, eram os estivadores, eram pessoas, assim, marginais pra época, não que fossem pessoas marginais, mas à margem da sociedade”. Era um momento de bastante repressão no Brasil por conta da ditadura civil e militar, o profissional contou no mesmo documentário que estimava-se que haviam 10 tatuadores no período em que ele começou.

Inácio da Glória tatuando nos anos 80, Jornal Diário do Nordeste – Sábado, 02 de fevereiro de 1985, Fortaleza – Ceará. Foto: reprodução/Facebook

Um dos pioneiros da tatuagem no Brasil, falava constantemente em suas entrevistas para que não deixássemos a tatuagem ser banalizada e que fosse sempre tratada e cuidada com carinho e respeito. Talvez seja essa a missão para nós – pessoas envolvidas com as tatuagens – que ele tenha deixado. Além de ter nos deixado um legado precioso e de tantas janelas abertas para que possamos, inclusive, decorar os nossos corpos da forma que considerarmos mais adequada. Cuidemos de nossa história e cuidemos principalmente daquelas e daqueles que estão a escrevendo.

Tatuagem feita por Douglas Prudente em 2018. Foto: reprodução/Facebook

O velório de Inácio da Glória acontecerá hoje, 04 de Março de 2019, das 15:00 às 17:00 em sua cidade natal, Rio Claro, no Cemitério São João Batista.

Deixamos aqui o nosso mais profundo agradecimento por todas as contribuições que Inácio trouxe para a comunidade da modificação corporal e pelo carinho com que sempre nos tratou em nossos encontros pelas convenções. Descanse em paz.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About FRRRK Guys

Plataforma criada em 2006 que vive, investiga e fomenta a cultura da modificação corporal e diferentes usos do corpo.