Mestiçagens do Corpo Brasileiro – Workshop e Conversa no ABERTO DESDOBRADO!

0 Flares 0 Flares ×

O ABERTO DESDOBRADO é um encontro organizado pelos alunos de Comunicação das Artes do Corpo (PUCSP). Sua proposta é promover o encontro entre artistas e pesquisadores, que vem oferecer seus conhecimentos teórico-práticos e estabelecer
conexões com as Artes do Corpo.

No dia 13/05 contaremos com uma oficina e uma conversa em seguida. Ambas trataram do tema: “Mestiçagens no Corpo Brasileiro”.
O intuito de promover uma vivência corpora…l e uma conversa que permeie por esse tema, é aproximar das Artes do Corpo diferentes linguagens e possibilidades de se enxergar a arte e o próprio corpo, como também dar mais visibilidade para pensamentos diversos que discutam diferentes questões.

Segue a programação:

13/05 – Sexta-feira:

13:30 ás 16h – Oficina:
Corpo Brasileiro, Dança Contemporânea – Por Andrea Soares.

As manifestações performativas das culturas populares tradicionais brasileiras trazem um amplo repertório estético que, através do corpo expressivo, transpassa múltiplas linguagens. É partindo desta constatação que a oficina “Corpo Brasileiro, Dança Contemporânea” se apresenta dentro do evento “Aberto e Desdobrado”.
Através de uma experimentação entre a criação contemporânea em dança e o universo destas manifestações, a oficina pretende estimular a percepção e a consciência corporal para a ampliação do repertório estético e de movimento dos participantes, gerando a construção da dança em novas possibilidades expressivas.
Andrea Soares é bailarina, atriz, educadora em artes cênicas e pesquisadora das culturas populares tradicionais brasileiras. Diretora artística do Núcleo Pé de Zamba, atualmente integra o quadro de artistas orientadores do Vocacional Dança e é mestranda em Estética e História da Arte pelo Programa Interunidades da USP.

16:15 ás 18:45h – Bate-papo sobre Mestiçagens no Corpo Brasileiro com:

Josildeth Gomes Consorte – É Doutora em Ciências Humanas (área de Antropologia) pela PUC/SP. Professora Titular do Departamento de Antropologia da PUC/SP. É coordenadora do núcleo de estudos “Religião, Memória e Identidade”. Participou em colegiados, chefia de Departamento, coordenação de cursos e assessorias. Desenvolve seu trabalho atual nas linhas de pesquisa “Produção e Reprodução Cultural” e “Instituições, Ideologias e Religião”, ocupando-se, particularmente, das áreas de religião, identidade étnica e relações raciais.
e
Luciane Ramos Silva – Graduada em ciências sociais pela USP e mestre em antropologia pela UNICAMP, atua na área de estudos africanos, educação e artes do corpo. É antropóloga da Casa das Áfricas, Centro de pesquisas e atividades culturais ligadas ao Continente africano, professora de estudos africanos na FACAMP e professora de dança afro na Sala Crisantempo e Estudio Anacã. Atualmente suas pesquisas de campo se direcionam para as ações em dança contemporânea da África Ocidental e os reflexos na realidade brasileira.

O bate-papo será mediado pelo professor Pedro Lima Vasconcelos, professor de Introdução ao Pensamento Teológico do curso de Comunicação e Artes do Corpo.

O evento é gratuito e aberto para todos os públicos!
Esperamos você!

Comunicação de Artes do Corpo

 

Serviço
Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP
Monte Alegre, 984 – Perdizes – São Paulo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

Deixe uma resposta