Por que nunca comemoramos o aniversário de Doug Malloy?

0 Flares 0 Flares ×
Doug Malloy fomentou e investiu na indústria do piercing. Foto: reprodução/Body Piercing Archive

O Body Piercing Archive – BPA tem feito um trabalho primoroso de cuidar da história do body piercing, ainda que focado nos Estados Unidos da América.

O body piercer Pablo Peremulter levantou a questão ao BPA sobre o motivo pelo qual nunca comemoramos o aniversário de Doug Malloy (1915-1979), pioneiro no body piercing contemporâneo. Considerando que o Dia do Piercing é a data de aniversário de Jim Ward (1941-), outro pioneiro da área, parceiro e amigo de Malloy.

A resposta pela ausência de comemorações é inusitada e mostra a importância do se fazer a história das modificações corporais. Segundo o BPA, a data de nascimento de Doug Malloy nunca havia sido divulgada, nem mesmo em seu obituário. Foi necessário se aprofundar em pesquisas para conseguir a informação, realizada pelo BPA com ajuda de Jim Ward. Então, divulgaram hoje que a data de nascimento de Malloy foi 29 de Abril de 1915. Hoje seria o seu aniversário de 104 anos!

Richard “Doug malloy” Simonton nascido em 29 de Abril de 1915 nos Estados Unidos da América, foi um empresário, homem de negócios de Hollywood e um pioneiro no body piercing.

Na década de 70 não era fácil estar envolvido com a cultura do body piercing e, tão pouco, rompendo com a heteronormatividade, por isso a adoção de um outro nome, para preservar sua privacidade. A sua família teve muitos problemas com o seu envolvimento com o piercing e pela não heterossexualidade. Foi ele que encontrou os entusiastas do piercing e os uniu (incluindo Jim Ward e Fakir Musafar). Doug Malloy publicou o primeiro livro sobre o body piercing moderno, intitulado como Diary of a piercing freak (1975) e financiou, também nos anos 70, a abertura da Gauntlet, loja pioneira do piercing na América do Norte que tinha como cliente a comunidade gay S&M .

Doug Malloy faleceu em 1979 por problemas cardíacos, mas deixou um legado vivo. Como o próprio BPA aponta, sem ele a indústria do piercing seria bastante diferente hoje. E é muito importante que a gente cuide com carinho de nossa história e da história das pessoas que trabalharam muito antes de nós. Feliz aniversário ao Doug Malloy!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About FRRRK Guys