“Sessenta por cento dos jovens de periferia sem antecedentes criminais
Já sofreram violência policial
A cada quatro pessoas mortas pela policia, três são negras
Nas universidades brasileiras
Apenas dois por cento dos alunos são negros
A cada quatro horas, um jovem negro morre violentamente
Em São Paulo
Aqui quem fala é Primo Preto, mais um sobrevivente”
Racionais Mc’s em ‘Capítulo 4 Versículo 3’ (1997)
“Faço questão de botar no meu texto
Que pretas e pretos estão se amando”
Rincon Sapiência em ‘Ponta de Lança’ (2016)
O FRRRKguys preparou para vocês uma lista de pessoas negras que atuam como profissionais da tatuagem ao redor do Brasil. A lista – que pretende estar em constante construção – foi elaborada através de uma pesquisa nas redes sociais e convocatória através de formulário eletrônico, que falaremos adiante.
Quando começamos a construir as nossas primeiras listas (de mulheres, pessoas LGBTQI+ e pessoas com deficiência) percebemos a baixa quantidade de pessoas negras participando e atuando como profissionais da tatuagem e demais técnicas de modificação corporal, isso mesmo em Estados onde a maioria da população é negra. Então retomaremos ao exercício que propomos na entrevista que fizemos com a tatuadora Mariana Silva: quantas pessoas negras você conhece que são profissionais da tatuagem? Quantas pessoas negras você já viu em portfólios de profissionais de tatuagem? Quantas pessoas negras você já viu em capas de revistas de tatuagem nacionais? Faça o exercício do pescoço em convenções de tatuagem, workshops profissionalizantes e eventos direcionados para as modificações corporais e procurem quantas pessoas negras estão nesses espaços. E – quando e -se estão, o que estão a fazer. Faça isso e, principalmente, pense de modo critico sobre isso. Não diga nada, apenas pare, analise e pense.
Trataremos aqui especificamente sobre o formulário eletrônico que criamos para cadastramento de profissionais da tatuagem. No dia 21 de Janeiro de 2017 publicamos a convocatória para construção dessa lista através do formulário. Até o dia 28 de Janeiro não tínhamos nenhum nome cadastrado e depois dessa data tivemos apenas dois, o tatuador Felipe Domingos e a tatuadora Mariana Silva, ambos de São Paulo. Para se ter uma dimensão da situação, quando publicamos planilha super parecida para montar a lista, por exemplo, de mulheres tatuadoras, em menos de 24 horas alcançamos mais de CEM mulheres cadastradas. Nesse processo pedimos ajuda para várias páginas que discutem a tatuagem em pele negra e algumas outras ligadas com o movimento negro de modo mais abrangente (além da tatuagem) e de todas elas apenas o Levante Negro nos respondeu e ajudou compartilhando, dizendo que se tratava de uma utilidade pública. Então, diante da dificuldade que tivemos só nos certificamos mais ainda da importância da criação dessa lista e esperamos que ela se espalhe pelas redes sociais, fomentando os trabalhos dos e das profissionais já em atividade, possibilitando que mais pessoas negras descubram a profissão e ocupem esses lugares e com isso tenhamos no futuro não só mais pessoas trabalhando, como novas pesquisas estéticas e tecnológicas sobre a tatuagem em pele negra. E, por fim, pensando em tudo o que já dissemos até aqui, parafraseamos a importante frase que diz que “a revolução será negra, ou não será“.
A presente lista pretende fomentar, difundir e colaborar com a divulgação dos trabalhos das pessoas negras tatuadoras, pensando aqui das aprendizes até profissionais com anos de experiência. É uma questão de visibilidade e transformação social, uma vez que é evidente o apagamento dessa população no meio da tatuagem nacional.
Em sua primeira divulgação – feita em 31 de Janeiro 2017 – começamos com apenas 12 nomes e dentro desse número contamos com apenas uma mulher em todo o Brasil. Esperamos que com essa iniciativa que começamos agora, outras pessoas profissionais da tatuagem possam surgir na lista, nós sabemos que vocês existem e esperamos muito que essa publicação chegue até vocês. As nossas portas estão abertas, queremos conhecer o trabalho de vocês e divulgá-los para que mais pessoas conheçam. Ubuntu!
Se você é uma pessoa negra profissional da tatuagem (independente da identidade de gênero) e quer estar na lista, por favor, CLIQUE AQUI e preencha todas as informações. Ajude-nos espalhando a lista. Reforçamos a importância de se informar o link para portfólio, sem essa informação não conseguimos inserir na lista, uma vez que a proposta é justamente divulgar e fomentar trabalhos na área da tatuagem.
Confira a listagem abaixo, dividida por Estado.
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 25.10.2020
Agradecimento especial ao Levante Negro.
SÃO PAULO
Felipe Domingos Silva – WaW (Wicked and Wild) – Capital
https://www.instagram.com/felipedomingos.art/
Hevy Haven – Hevy Tattoo – Capital
https://www.instagram.com/hevytattoo
Julio Cesar Costa – Tattoo Firstline – Capital
https://www.facebook.com/juliojungle
Julio Cristo – New Hope Tattoo & Piercing – Capital
https://www.instagram.com/cristojulio/
Léo Nascimento – Custom Tattoo Leo Neguin – Capital
https://www.instagram.com/leoneguin/
Luana Picoli Guilherme – Lua Negra Art Tattoo – Ourinhos
https://www.facebook.com/luafro/
Mariana Silva – Geek Ink Tattoo & Store – Capital (*Atende no Rio de Janeiro também)
http://instagram.com/leonart_tattoo
Tiago Mendes – New Hope Tattoo & Piercing – Capital
https://www.instagram.com/tiagomendesarte/
Thamú Candylust – Candylust Tattoo STUDIO – Capital
https://www.instagram.com/candylust/
Wild Wilde – Ona Imo – São José do Rio Preto
https://www.instagram.com/wi7de/
MINAS GERAIS
Diego Damasceno – Atendimento Privado – Juiz de Fora
https://www.instagram.com/diegodamascenotattoo/
Erik Baptista – LP Tatuagem e Piercing – Belo Horizonte
https://www.facebook.com/erikbaptistaarts/
Glaydson – Gigaboo Tattoo Piercing – Nova Lima
https://www.instagram.com/gigabootatto/
BRASÍLIA
Hodari Garcia – Diáspora Tattoo – Distrito Federal
https://www.facebook.com/hodari.garcia
Kalibre – Diáspora Tattoo – Distrito Federal
https://www.facebook.com/KarollineBiohazard
Thayson – Diáspora Tattoo – Distrito Federal
https://www.facebook.com/Bboythayson
Wellington Tattoo (Olumangue) – Diáspora Tattoo – Distrito Federal
https://www.facebook.com/olumangue/
GOIÁS
Niguin – Nork Reina Studio – Itumbiara
https://www.instagram.com/norkreinastudio/
BAHIA
Finho – Estúdio Retinto – Salvador
https://www.facebook.com/finhosoueu/
Jessica Rodrigues – Another Ink In The Wall – Cruz das Almas (*Tatuadora itinerante)
https://www.facebook.com/AnotherInkInTheWall
Raul Samuel – Dz7art – Salvador
https://www.facebook.com/Desenhos.Dz7art/
_______
Participe da lista, envie-nos suas informações CLIQUE AQUI.