Roda de conversa ‘Freaks contra o fascismo’ aproxima pessoas em São Paulo

0 Flares 0 Flares ×

Foto: Felipe Veiga | Alexandre Anami

Rede de apoio dentro da comunidade da modificação corporal para os tempos que estão e virão.

 

“Lutemos contra o autoritarismo, a injustiça, a opressão e o controle dos corpos, mesmo que isso implique levantes contra as próprias pessoas da comunidade da modificação corporal.”
Manifesto Freak

 

 

No dia 15 de Outubro de 2018 um grupo com pouco mais de 20 pessoas freaks se reuniu em São Paulo para conversar sobre o nosso atual momento político e social. Organizado pelo Grupo de Estudos Sobre Modificações Corporais – GESMC e a plataforma FRRRKguys, a proposta do encontro era a de aproximar pessoas na luta contra o fascismo e, ao mesmo tempo, pensar coletivamente ações e estratégias de sobrevivência e resistência em tempos como o que estamos vivendo agora e os dias que estão por vir. 

O medo, as incertezas e inseguranças eram sentimentos presentes na maioria das pessoas. Outro sentimento comum que se apresentou era o da dificuldade em se dialogar – mesmo com as pessoas que outrora eram colegas, amigas ou conhecidas – em tempos em que a mentira parece interessar mais do que os fatos. São tempos em que amargamos a completa e total falta de empatia de uma grande maioria da população, inclusive dentro da própria comunidade da modificação corporal. Reforçamos a importância de que – já que se é impossível dialogar com fascistas -, que nós consigamos dialogar muito entre nós afim de criar uma teia de resistência e proteção. Dialogarmos entre nós para resistirmos até o fim. 

Muitas estratégias foram criadas no sentido do cuidado mútuo e da preservação e já estão sendo aplicadas enquanto escrevemos essas palavras. Estamos nos organizando e, embora, dentro de uma perspectiva da micropolítica, comungamos de uma clara consciência do que estamos passando e de que lado queremos estar nessa história. E o melhor, não estamos sós! 

Outras fotos do encontro podem ser vistas em nossa consta no instagram: @frrrkguys

 

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About T. Angel

No cenário da modificação corporal brasileiro desde 1997, inicialmente como entusiasta e posteriormente atuando no campo da pesquisa. Parte de seu trabalho está incluso no livro "A Modificação Corporal no Brasil - 1980-1990" e grande parte depositada aqui no FRRRKguys.com.br.