Série turca flerta com as marcas corporais

0 Flares 0 Flares ×
‘O último guardião’ é uma série de aventura e fantasia em Istambul. Foto: reprodução / Netflix

O Último Guardião (título original em turco Hakan: Muhafiz) é uma série televisiva turca criada por Binnur Karaevli e dirigida por Can Evrenol, Umut Aral e Gönenç Uyan?k. A série é baseada no romance Karakalem ve Bir Delikanliniin Tuhaf Hikayesi escrito por  Ipek Gökdel. Esta é a primeira série original da Turquia distribuída pela Netflix e co-produzida com a O3 Medya. A sua estreia aconteceu em 14 de dezembro de 2018. É protagonizada por Çagatay Ulusoy como Hakan DemirAyça Aysin Turan como Leyla SancakHazar Ergüçlü como Zeynep Erman.

A sinopse da série diz:

“Ao descobrir que possui poderes especiais, o jovem Hakan (Ça?atay Ulusoy) busca resolver um mistério de seu passado e também precisa aprender a usar seus poderes para proteger Istambul de forças do mal que querem destruir a cidade. “


É possível encontrar alguns textos (mencionados em nossas referências abaixo) que analisaram a série e o seu roteiro, nós iremos nos concentrar na análise da presença das marcas corporais que são partes fundamentais para o desenvolvimento da trama. Daqui em diante estarão presentes spoilers, caso não tenha assistido a série ainda, talvez seja o momento de parar a leitura e retornar depois. Caso não se importe com spoilers, sigamos.

O jovem Hakan descobre que é parte de uma antiga linhagem de guardiães guerreiros e que está predestinado a lutar para proteger a cidade de Istambul dos chamados Imortais.

O protagonista da trama, Hakan, entra em contato com a Lealdade, grupo responsável pela proteção do Guardião. Assim, o herói tem acesso a camisa que o torna invencível, além de uma adaga, a única arma capaz de destruir o Imortal.

Ao vestir a camisa lendária ela se funde com corpo do herói.
Foto: reprodução/Netflix

Quando a camisa lendária é vestida por Hakan, ela se funde ao seu corpo e, a partir disso, reaparece como uma marca corporal. O que surge é como uma escarificação no peito, mais especificamente como o branding (marcas produzidas com queimadura). Tanto é, que os efeitos visuais simulam uma luz que nos passa a impressão de estar queimando a pele. E também temos a sensação que a marca está em alto relevo, como uma cicatriz. Em dado momento o herói é questionado sobre a estranheza da marcação, que responde dizendo que é uma tatuagem de técnica diferente.

A marca surge depois da camisa lendária ser vestida.
Foto: reprodução/Netflix
Hakan diz que é uma tatuagem com técnica diferente. Foto: reprodução/Netflix

As marcas corporais ganham espaço em outra situação, que é identificação das pessoas que fazem parte da Lealdade. É por meio da marca que é possível se conhecer enquanto pessoas que fazem parte do mesmo grupo.

Membros da Lealdade carregam uma tatuagem na região do peito.
Foto: reprodução/Netflix
Membros da Lealdade carregam uma tatuagem na região do peito.
Foto: reprodução/Netflix

Se usualmente as marcas corporais aparecem em séries e filmes como símbolo da vilania ou como parte obscura de uma personagem, em O Último Guardião ela está como símbolo fundamental do poder e também de identificação de grupo. Vamos ver os desdobramentos dessas marcas corporais da trama em sua segunda temporada.

REFERÊNCIAS

The Protector on Netflix release date, cast, trailer, plot: When is The Protector out?
https://www.express.co.uk/showbiz/tv-radio/1047382/The-Protector-Netflix-release-date-cast-trailer-plot-Turkish-series-episodes-Istanbul

O Último Guardião | Por que assistir a nova série original da Netflix?
http://www.coxinhanerd.com.br/o-ultimo-guardiao-netflix/

Três motivos para assistir ‘O último guaridão’, nova série da Netflix
https://cenapop.uol.com.br/2018/12/16/161980-tres-motivos-para-assistir-o-ultimo-guardiao-nova-serie-da-netflix/

O Último Guardião, série turca da Netflix, tem boa produção e roteiro tolo
https://f5.folha.uol.com.br/colunistas/tonygoes/2019/01/o-ultimo-guardiao-serie-turca-da-netflix-tem-boa-producao-e-roteiro-tolo.shtml



0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About FRRRK Guys