Simpósio Internacional de Artemidia e Cultura Digital

0 Flares 0 Flares ×

Acta Media 9 In-Serto

Simpósio Internacional de Artemidia e Cultura Digital

13, 19, 20 de setembro e 04 de outubro 2011

Locais: ECA-USP e EACH-USP

Coordenação: Artur Matuck e Pablo Ortelado

 

Proposição


O 9º Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital – Acta Media 9 In-Serto será realizado nos meses de setembro e outubro de 2011, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) e na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo. O Simpósio tem por objetivo apresentar para a comunidade, especialmente da USP, o pensamento e a reflexão atuais de especialistas em Comunicação, Arte e Cultura Digital. O evento é gratuito e não requer inscrição.

O evento tem início na manhã de 13 de setembro, com a palestra “A Condição Humana enquanto Técnica-Digital”, a ser ministrada pela professora e artista mediática Joana Fernandes Gomes, atualmente pesquisadora no CITAR, Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Universidade Católica Portuguesa, da cidade do Porto, em Portugal. Sua palestra deverá apresentar proposições sobre a subjetividade na era digital, destacando especialmente as relações do homem com a técnica. Serão apresentadas uma série de respostas artísticas à condição social digital deste “eu contemporâneo” que sugere o surgimento de uma espécie cyborg.

O filósofo e economista francês Yann Moulier-Boutang, em sua breve passagem por São Paulo, ministrará duas palestras. A primeira, a ser realizada na EACH, no campus Leste da USP, na tarde de 19 de setembro, versará sobre “Antagonismo social, precariedade e classe criativa no capitalismo cognitivo”. A segunda palestra, programada para 20 de setembro, na ECA-USP, focará a questão das mídias com o tema “A revolução das novas tecnologias da informação e de comunicação: problemas e limites”. Yann Moulier-Boutang está atualmente no Rio de Janeiro, ministrando uma série de palestras no Curso de Extensão “Capitalismo Cognitivo: redes, trabalho e inovação”, no programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Comunicação e Tecnologia (IBICT), na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autor de inúmeros livros, entre eles: “Des entreprises pas comme les autres: Benetton en Italie, le Sentier à Paris”. Paris: Publisud, 1993 (escrito com Maurizio Lazzarato e Antonio Negri); “De l’esclavage au salariat: économie historique du salariat bridé”. Paris: PUF, 1998; “Le droit dans la mondialisation: une perspective critique”. Paris: PUF, 2002; e “Le capitalisme cognitif: la nouvelle grande transformation”. Editions Amsterdam, 2007. Atua também como redator chefe da revista Multitudes.

A última sessão, no dia 4 de outubro, propõe um debate sobre “Propriedade Intelectual e Direitos de Acesso na Era do Digital”. O professor Guilherme Carboni apresentará suas reflexões acerca do tema “Autoria colaborativa e direitos autorais”, comparando as criações indígenas nas sociedades tradicionais com o processo escritural das redes digitais que fazem parte do cotidiano atual. Já o professor Artur Matuck apresentará uma síntese de suas pesquisas mais recentes em seu “Um Manifesto pela Re-Informação”, no qual propõe uma revisão radical do sistema atual que considera a informação como passível de se tornar proprietária. Para ele, deveríamos conceber uma sociedade em que apoderar-se de qualquer informação seria algo impensável.

 

Programação:

 

1a. palestra

“A Condição Humana enquanto Técnica-Digital”

Profa. Joana Fernandes Gomes, CITAR, Universidade Católica Portuguesa

13 setembro, terça-feira, 9h30 às 11h30

Auditório Lupe Cotrim ECA-USP 1o. andar

 

2a. palestra

“Antagonismo social, precariedade e classe criativa no capitalismo cognitivo”

Prof. Dr. Yann Moulier Boutang, França e IBICT, Rio de Janeiro

19 de setembro, segunda-feira, 14h30 às 17h30

EACH-USP, Campus Leste


3a. palestra

“A revolução das novas tecnologias da informação e de comunicação:

problemas e limites”

Prof. Dr. Yann Moulier Boutang, França e IBICT, Rio de Janeiro

20 setembro, terça-feira, 19h30 às 22h00

Auditório Lupe Cotrim ECA-USP 1o. andar

 

Debate “Propriedade Intelectual e Direitos de Acesso na Era do Digital”

Prof. Dr. Guilherme Carboni, FAAP-SP e

Prof. Dr. Artur Matuck, ECA-USP

04 outubro, terça-feira, 19h30 às 22h00

Auditório Lupe Cotrim ECA-USP 1o. andar

 

Produção:

Professor Dr. Artur Matuck,

COLABOR Núcleo de Pesquisas em Linguagens Digitais, ECA-USP

Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, PGEHA-USP & Departamento de Relações Publicas, Propaganda e Turismo, CRP-ECA-USP

e

Professor Dr. Pablo Ortelado

Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação, GPOPAI-USP

Programa de Pós–graduação em Estudos Culturais, EACH-USP

 

Contatos:

arturmatuck@gmail.com

paort@usp.br

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

Deixe uma resposta