IA-UNESP terá o II Ciclo de Rodas de Diálogo sobre Arte, Educação e outras paisagens: acessibilidade, diversidades, resistências e direitos humanos

Segunda edição do Ciclo de Rodas de Diálogo sobre Arte, Educação e outras paisagens: acessibilidade, diversidades, resistências e direitos humanos do Instituto de Artes da UNESP é uma iniciativa de ensino e extensão universitária, concebida e premiada em 2024, com o propósito fundamental de estabelecer um espaço dialógico de construção, discussão e socialização de conhecimentos entre diversos atores do cenário social contemporâneo.

Esta edição consolida-se como um espaço acadêmico interdisciplinar que congrega professoras, artistas, pesquisadoras e estudantes, promovendo encontros reflexivos dedicados a debates aprofundados de temáticas centrais no debate contemporâneo sobre acessibilidade, diversidades, práticas antirracistas, decoloniais, histórias de disputas e narrativas na cidade.

A concepção programática do evento fundamenta-se na premissa de que o diálogo interdisciplinar constitui estratégia fundamental para a compreensão das complexas intersecções que permeiam os campos da arte, educação e direitos humanos, especialmente quando orientados pela perspectiva de construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e democraticamente acessível.

O ciclo inicia em 22 de setembro e vai até 17 de novembro de 2025, sempre das 08h00 às 10h00 no Instituto de Artes da UNESP (sala 506).

Informações gerais:

• As rodas de diálogo são presenciais.
• Não há necessidade de inscrição.
• Evento gratuito sujeito à lotação máxima do espaço.
• Nos dias 13 e 27 de outubro, não haverá programação.
Concepção, organização e realização: Prof. Dr. Leandro de Oliva Costa Penha (DAP/ IA-UNESP) e Milene Valentir Ugliara (Pesquisadora de doutorado PPGArtes/IA/UNESP e estagiária de docência).
Apoio técnico: Profa. Dra. Rita Luciana Berti Bredariolli (DAP/IA-UNESP)
Criação da arte de divulgação: Stella Correia Bonici (estudante de graduação em Artes Visuais)

PROGRAMAÇÃO

22 de setembro: Fotografia, educação, afetos e acessibilidade: caminhos para o reconhecimento de si e do outro
Convidada: Karina Bacci
Pesquisadora de doutorado em Artes Visuais na ECA/USP, com pós-graduação em Cinema, Vídeo e Fotografia e graduação em Fotografia. Atua como fotógrafa, educadora e curadora na área cultural e ministra cursos no MAM-SP, além de instituições como USP, CCSP, SESC e Casa Mário de Andrade. Tem seu trabalho reconhecido com prêmios na área de educação, inclusão, acessibilidade e saúde mental.

29 de setembro: América Latina, refúgio e produção cultural
Convidada: Daniela Hernandez Solano
Mulher, mãe e artivista. Colombiana e imigrante refugiada em São Paulo há 22 anos. Construiu sua trajetória unindo arte, memória e incidência política em torno das migrações e do exílio. É organizadora do Encontro Amplio del Exilio – Colômbia, plataforma que reúne mais de 52 organizações de vítimas no exterior para promover políticas públicas e reconhecimento do exílio, e cofundadora da Red de Diplomacia Feminista por la Paz, rede de mulheres colombianas comprometidas com a justiça social e a construção da paz. É idealizadora do Sarau dos Migrantes e da Diversidade, espaço de criação coletiva e resistência cultural. Integra o coletivo COLMEPAZ.

06 de outubro: Arte e educação indígena
Convidada: Sonia Barbosa de Souza
Brigadista florestal, mestre de saberes no Museu das Culturas Indígenas e faz parte do Movimento Indígena.

20 de outubro: A luta dos povos indígenas na cidade
Convidada: Jaqueline Haywã
Cacica do Povo Pataxó Hã Hã Hãe, etnia Kariri Sapuya, de Ribeirão Pires. Graduada em Pedagogia e Licenciada em Estudos Sociais e Geografia. Professora da Rede Pública de Ensino. Atualmente, coordenadora pedagógica de uma escola estadual. Autora do livro Reconstruindo a história e poemas para existir, no qual traduz em poemas parte de sua trajetória de vida e de sua família.

03 de novembro: Corporalidades dissidentes na educação
Convidada: T. Angel
Uma monstra. Pessoa Freak e trans não-binárie. Mestra pela FE/USP, historiadora, especialista em educação inclusiva e MBA em gestão escolar. Professora da rede estadual de São Paulo. Pesquisa a modificação e suspensão corporal e diferentes usos do corpo. Seus estudos estão disponíveis na plataforma FRRRKguys e na webserie Sauntering. É autora de: Travessias de monstruosidades: corpos docentes e discentes na Educação (2025), História do corpo-livro (2025), A modificação corporal no Brasil: 1980-1990 (2015) e Manifesto Freak (2015).

10 de novembro: Repertórios lúdicos, antirracistas e decoloniais para a educação pública
Convidada: Claudia Silva
Mãe do Paulo Henrique e de dois peixes. Graduada em Educação Física, com especialização em Pilates. Professora de Educação Física nos anos iniciais na Prefeitura de São Caetano do Sul. Professora designada no programa Diadema de Dandara e Piatã (ERER) para os anos iniciais na Prefeitura de Diadema.

17 de novembro: História e disputas de narrativas na cidade de São Paulo
Convidada: Caróu Oliveira
Historiadora formada pela USP, mestre e doutoranda em História pela UNIFESP, com pesquisa voltada à ocupação urbana de São Paulo e à memória social de populações periféricas. Em 2015, criou o projeto História da Disputa: Disputa da História, que pesquisa e compartilha narrativas construídas a partir das vozes silenciadas pelas versões oficiais da história, valorizando saberes dos territórios e das pessoas que os habitam. A partir dessa iniciativa, desenvolve trabalhos sobre feminismo, questões raciais e o não-trabalho. Sua atuação transita entre a academia, a arte e a educação, com passagens por diversas instituições culturais, onde atua como curadora, educadora e autora.

SERVIÇO

II Ciclo de Rodas de Diálogo sobre Arte, Educação e outras paisagens: acessibilidade, diversidades, resistências e direitos humanos
De 22 de setembro a 17 de Novembro das 8:00 às 10:00
Instituto de Artes da UNESP
Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 – Barra Funda – São Paulo/SP

Público: estudantes, professoras, professores, pesquisadoras, pesquisadores, artistas, comunidade do Instituto de Artes da UNESP e interessades em geral.