Aconteceu em Tóquio, Japão, nos dias 14, 15 e 16 de Outubro o 2º Encontro Asiático de Piercers realizado e organizado pela Japan Professional Piercers Association – JPPA. Importante destacar que a JPPA é uma das associações irmãs da APP, considerada a primeira associação de profissionais do piercing, fundada em 1994 nos Estados Unidos da América.

Algo de bonito e especial aconteceu no 2º Encontro Asiático de Piercers e tivemos o privilégio de acompanhar com certa proximidade. Algo que nos chamou bastante a atenção foi o crescimento que o evento passou de um ano para o outro. Em 2024 o encontro se realizou em apenas um dia e, como escrevemos AQUI, houveram apenas dois palestrantes: Paul King e Sala. Em 2025 o evento passou para três dias e contou com a presença de quatro palestrantes: Keroppy Maeda (Japão), Sala (Espanha/Finlândia), Pablo Perelmuter (Argentina/EUA) e Ryan Ouellette (EUA). Há algo de força aqui que precisamos prestar atenção.




O encontro moveu ainda pessoas de diferentes regiões do mundo, ao todo haviam representantes de 20 países e a presença asiática merece celebração. Japão, EUA, Espanha, Portugal, Canadá, China, Hong Kong, Itália, Coréia, Lituânia, México, Filipinas, Singapura, Taiwan, Vietnã, Rússia, Áustria, Alemanha e Malásia. A presença brasileira passava ainda ali pela equipe de organização e voluntariado. Importante marcar.
O encontro contou com um avançado equipamento para tradução simultânea. Cada palestrante poderia falar em seu idioma (usualmente em inglês) e todas as pessoas participantes conseguiam acompanhar. Isso é pensar também acessibilidade.
O encontro foi sendo finalizado e os pedidos por uma próxima edição eram latentes. Que venha o 3º Encontro Asiático de Piercers. Teremos muito prazer em escrever sobre isso.

