Se fôssemos uma centopeia, teríamos um cento de pés atrás atrás com o Conselho Federal de Medicina – CFM. Dentre tantas ações arbitrárias da instituição, acompanhamos os recentes ataques contra a população trans e travestis, os quais impediriam que essa população vulnerabilizada não tivesse acesso pleno à saúde. O Ministério Público Federal freou esse ataque após inúmeras manifestações e representações de organizações da sociedade civil. Dito isso, vamos para pauta de agora que é tatuagem e anestesia.
O Conselho Federal de Medicina – CFM proibiu o uso de sedação, anestesia geral ou bloqueios anestésicos periféricos para a realização de tatuagens. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 28 de Julho.
A realização do procedimento de tatuagem com anestesia ficou popular entre pessoas – com bastante dinheiro, guarde essa informação – que faziam tatuagens em grande escala, os chamados fechamentos. Artistas da música, influencers e afins divulgavam os seus processos para imprensa e suas redes sociais.
A imprensa genérica tem vinculado a proibição com o caso do falecimento do empresário e influencer, Ricardo Godoi, anestesiado para uma sessão de tatuagem teve uma parada cardiorrespiratória em 20 de Janeiro.
A Agência Brasil publicou uma longa matéria sobre a decisão do CFM, destacamos que a liberação de anestesia fica, de agora em diante, restrita apenas em “procedimentos anestésicos destinados a viabilizar a tatuagem com indicação médica para reconstrução”, como a pigmentação da aréola mamária após cirurgia de retirada das mamas, em pessoas que passaram por tratamento de câncer de mama.
Essas interdições de práticas que envolvem o direito de decidir sobre o próprio corpo devem ser olhadas e encaradas sempre com muita cautela, sobretudo quando parte de uma instituição com um histórico como o CFM. Temos o que comemorar o que exatamente?
Aqui não é o fim do texto, mas a abertura para um próximo, que temos adiado, é verdade, mas que precisa vir.
REFERÊNCIAS
Seis meses após morte de influenciador em SC, CFM proíbe uso de anestesia geral para fazer tatuagem
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2025/07/28/seis-meses-apos-morte-influenciador-cfm-proibe-anestesia-geral-tatuagem.ghtml
CFM proíbe anestesia para a realização de tatuagens
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2025-07/cfm-proibe-anestesia-para-realizacao-de-tatuagens