Modified Future (em tradução literal, Futuro Modificado) é um que foi livro lançado em 2023 e escrito pelo jornalista japonês Ryoichi “Keroppy” Maeda, especializado em modificação corporal. A obra foi lançada de modo bilíngual, japonês e inglês, e traz além de textos, muitas imagens que contam a história da modificação corporal no Japão. Passando por discussões que envolvem o passado, o presente, o cyberpunk, o Neuralink e a suspensão corporal.
Em 128 páginas, Ryoichi “Keroppy” Maeda passa pelos antigos padrões de tatuagem japonesa com seus 10.000 anos, do bagel head ao Neuralink do Elon Musk.
A história mais recente da tatuagem e do body piercing no Japão remontam aos anos 90. E é interessante analisar toda construção política, social e cultural que o jornalista nos apresenta em seu livro. As outras modificações corporais, chamadas popularmente – e em algumas tantas vezes de modo pejorativo – como extremas (escarificação, implantes, bifurcação da língua, etc) vão começar a acontecer no início do ano 2000 no Japão. Ryoichi escolheu de modo muito acertado contar essa história partindo das visitas estrangeiras que o país recebia e com os conhecimentos que eram cruzados e compartilhados.
Em 2002 com a visita do artista e modificador corporal francês Lukas Zpira, uma história outra se iniciou. Que teve continuidade nos anos seguintes com as visitas de Steve Haworth, Samppa Von Cyborg, Blair, Allen Falkner, Håvve Fjell, Rolf Buchholz, Russ Foxx, entre outros grandes nomes do eixo do norte global.
Na sequência, o jornalista apresenta no livro, importantes nomes da comunidade da modificação corporal do Japão, que nesse processo de compartilhamento de saberes sobre os diferentes usos do corpo, iniciam suas trajetórias, o que ajudou a manter a cena viva e quente.
Ryoichi traz também na obra o processo de andar para trás, em outras palavras, de retrocessos que o país viveu a partir de 2011 e os impactos políticos que emergiram do terremoto e tsunami que mataram 16.000 pessoas e, ainda, com o acidente nuclear de Fukushima. O jornalista vai dizer que a situação mudou drasticamente no país, com o surgimento de uma nova geração conservadora e o recrudescimento dos ataques as liberdades individuais e as políticas do corpo. É a partir daqui que começamos a ver no Japão profissionais da tatuagem sendo presos com a acusação de uso ilegal da medicina e que vai culminar na interrupção de uma das maiores convenções de tatuagem de Tóquio. É a partir daqui que vemos também os movimentos de resistência surgindo, assim como as contestações das prisões de profissionais da tatuagem que estavam ocorrendo. Surgiu assim o movimento Save Tattoooing in Japan que depois de muita luta coletiva – da classe trabalhadora da tatuagem e aliades – conseguiu em 2020 fazer com que a tattoo deixasse de ser ilegal no país.
Para amantes do body hacking e do cyberpunk o livro traz importantes contribuições, com uma entrevista especial com Tom Mes, especialista no cinema japonês. E falando em entrevistas, temos uma pérola bonita com uma entrevista com o artista australiano Stelarc que conta sobre sua relação com o Japão, o corpo, arte e tecnologia.
Por fim, temos a discussão do Neuralink do Elon Musk, que de algum modo aparece várias vezes na obra. Ryoichi vai falar sobre o processo de “ciborguização” que estamos vivendo e de algum modo fala de suas expectativas sobre o Neuralink. Para nós, vindo de onde vem e de quem vem é algo que precisamos olhar com muita cautela e precaução. Estamos falando de algo sendo feito por um bilionário ligado abertamente com movimentos de extrema-direita, fascistas de todos os tipos e que tem fortalecido o movimento internacional anti-trans. Não conseguimos elaborar nenhuma expectativa razoável possível com essas considerações.
São poucas ainda as obras que contam a história da modificação corporal pela lente das pessoas que não são estrangeiras a cultura, ao contrário, que testemunham os acontecimentos e experienciam muitas práticas em seus próprios corpos. Modified Future, nesse sentido, é uma grande e importante contribuição.
O livro não é comercializado no Brasil, mas pode ser adquirido internacionalmente no link abaixo:
https://vanillagallery.shop/items/64ef1fc8717fd9002f1dbcb9