O filme “Malês” estreia em Outubro e teremos escarificação nele

Malês é um filme brasileiro dirigido pelo ator-diretor Antonio Pitanga, pessoa emblemática do Cinema Novo, nas décadas de 60 e 70. O longa estreia nos cinemas em 02 de Outubro de 2025 e discute as revoltas contra a escravidão que ocorreu em Salvador de 1835. Organizada por pessoas africanas muçulmanas, chamadas de malês, o levante mobilizou a população negra da Bahia do século XIX.

Personagem com escarificações faciais. Foto: Reprodução

No trailer oficial de Malês fica evidente a presença da escarificação na face de algumas personagens. Não sabemos se essa história será desenvolvida ou como aparecerá no filme, mas é preciso destacá-la ao passo que reforçamos a ancestralidade da prática de escarificar o corpo.

Personagem com escarificações faciais. Foto: Reprodução

A sinopse da obra diz:

“Malês é baseado em fatos históricos e retrata a Revolta dos Malês, a maior revolução da história do Brasil organizada por negros escravizados na Bahia, em Salvador. A insurreição mobilizou a população negra, escravizada e liberta pelas ruas de Salvador contra a escravidão em 1835. A revolta foi chefiada por africanos muçulmanos e encabeçada por líderes como Pacífico Licutan (Antonio Pitanga), que reforçava a importância da participação de diferentes grupos, tribos e religiões para o sucesso da revolta e para o fim da escravidão. Na trama, um casal é separado após serem arrancados de sua terra natal na África e trazidos para o Brasil à força como escravizados. Enquanto lutam para sobreviver e tentar se reencontrar, ambos se envolvem no levante dos Malês.”

Confira o trailer abaixo: