Bem, bem… Vem um texto longo pela frente, então, antes de tudo, queremos te convidar para estar mais perto da gente. Cada vez mais perto, pois precisamos nos fortalecer e nos cuidar mutuamente. Então, se você quiser e puder, deixamos abaixo o nosso link de transmissão no Canal do WhatsApp:
Clique AQUI: https://whatsapp.com/channel/0029Va709sh002TGkM0Mv92Y
Certo, é o nosso 18º ano finalizando mais um ano. Nunca imaginamos que teríamos uma longa trajetória no tempo. Estávamos (e ainda estamos) apenas vivendo intensamente o presente e, voilà, dezoito anos se passaram e nós ainda estamos aqui.
Antes de abordamos assuntos que circularam em nossas páginas é preciso dizer que pensamos muito se faríamos ou não alguma retrospectiva. Se ela seria sobre os acontecimentos de 2024 ou se seria sobre a nossa percepção do tempo e do nosso trabalho de 2006 a 2024.
Cá estamos, elaborando uma retrospectiva que tenta borrar uma coisa e outra. Considerando que iniciamos esse trabalho retrospecto em 2013 e que não teve uma sequência linear. Existem saltos e momentos que a fome de silêncio é maior do que a de comunicar. Nossa última retrospectiva foi em 2021 e foi difícil reler aquele texto. Ele preserva a história de um modo diferente e com o distanciamento temporal, fisga em lugares sensíveis.
Não podemos esquecer da importância que 2024 teve em nossa história e que repetimos incansavelmente ao longo do ano, fosse em nossos textos ou aulas e palestras que circulamos: 18 anos de FRRRKguys, 10 anos do Grupo de Estudos Sobre Modificações Corporais – GESMC, 20 anos da morte de Felipe Klein (1983-2004), 10 anos da morte de Enzo Sato (1987-2014) e 30 anos do BMEzine. Nada disso pode ser esquecido. É preciso cuidado e carinho com a nossa história e a história de nossa gente esquisita.
E vamos agora aos acontecimentos que marcaram o nosso 2024…
Em Janeiro o Manifesto Freak se tornou performance coletiva no Sesc Av. Paulista durante a exposição Tornar-se ORLAN. Foram quatro dias com cinco artistas ocupando o espaço da exposição, preenchendo os cantos com a nossa típica e rara forma de aberração.
Ler AQUI: https://www.frrrkguys.com.br/notas-sobre-manifesto-freak-canto-das-aberracoes/
As despedidas de pessoas freaks e aliadas marcaram também o ano. Em Fevereiro tivemos a passagem da bailarina Mickaella Dantas (1989-2024) que nos dizia que é preciso “ouvir o corpo para não parti-lo”. Em Março foi hora de dizer adeus ao tatuador Andre Lima (1990-2024). Em Junho foi momento de despedir do músico Daniel Belleza (1973-2024). Em Agosto foi tempo de ver partir para o outro lado o jovem Orleans Piercer (?-2024). Em Novembro perdemos o tatuador Leks Eduardo (1989-2024). Abraçando o pensamento de Micka, é urgente que possamos ouvir o corpo freak coletivo para que não tenhamos tantas partidas tão precoces. Ouvir com generosidade e sensibilidade esse corpo freak coletivo para não parti-lo, ao contrário, torná-lo mais monstruoso. E de algum modo aprender a remendá-lo, costurá-lo e torná-lo potente para superar as farpas da normatividade. Com exímia rebeldia, permanecer aqui pela maior quantidade de tempo possível.
Ler AQUI: https://www.frrrkguys.com.br/luto-despedir-e-homenagear-a-bailarina-mickaella-dantas/
Ler AQUI: https://www.frrrkguys.com.br/luto-comunidade-freak-diz-adeus-ao-daniel-belleza/
Ler AQUI: https://www.frrrkguys.com.br/luto-comunidade-da-modificacao-corporal-se-despede-leks-eduardo/
Viralizou nas redes sociais uma publicação do Walmart Johnsburg em que agradecia um funcionário com modificações corporais pelos serviços prestados. O que acende o debate sobre empregabilidade de pessoas freaks e, ao mesmo tempo, a emergência do debate sobre captura, assimilação e exploração dos nossos corpos e subjetividades pelo sistema capitalista.
Ler AQUI: https://www.frrrkguys.com.br/eua-walmart-publica-foto-de-funcionario-com-modificacoes-corporais/
Tivemos o Bloco des Freaks na Marcha do Orgulho Trans de São Paulo e nas Paradas do Orgulho LGBTQIAPN+ de Osasco e Belo Horizonte. Em nossos grupos de comunicação pelo WhatsApp, reforçamos que é preciso ampliar e ocupar mais. É preciso que tenhamos força e vontade de ocupar mais manifestações políticas e marchas que envolvam as lutas de grupos dissidentes. É preciso não depender ou esperar por chamados, é urgente que nós pessoas freaks façamos os chamados e sejamos propositives em nossas territorialidades. Ainda que seja o “bloco do eu sozinho”, é preciso ocupar.
Ler AQUI: https://www.frrrkguys.com.br/aconteceu-a-7a-marcha-do-orgulho-trans-e-tivemos-o-bloco-des-freaks/
Ler AQUI: https://www.frrrkguys.com.br/notas-sobre-o-bloco-des-freaks-em-belo-horizonte-e-osasco/
Steve Haworth compartilhou com o mundo o seu trabalho de múltiplos mamilos, não nos deixando esquecer da importância da criatividade, inovação e provocação.
Ler AQUI: https://www.frrrkguys.com.br/steve-haworth-e-as-multiplas-possibilidades-de-mamilos/
O programa Got Talent Chile levou para o seu palco a suspensão corporal com apresentações de Dani Tier, que teve sua eliminação nas quartas de final, mas que pode apresentar para uma grande quantidade de pessoas a cultura da suspensão corporal de modo sensível e potente.
Ler AQUI: https://www.frrrkguys.com.br/got-talent-chile-leva-ao-palco-a-suspensao-corporal/
Diante das tragédias que marcaram o Rio Grande do Sul e a Espanha, associações internacionais de profissionais do piercing se juntaram para arrecadar fundos. Como dissemos quando da divulgação das ações, esperamos que atitudes assim se espalhem. Que estejamos todes com muita atenção no que não tem sido feito – pelos Governos – no enfrentamento do aquecimento global.
Andressa Urach bifurcou a língua e a sociedade sedenta pela normatividade descobriu – em pleno 2024, veja bem – que algumas pessoas cortam suas línguas. E nós nos lembramos – como se fosse possível esquecer – o quanto nos odeiam e a nossa cultura.
E para terminar a nossa retrospectiva de 2024, precisamos dizer de uma publicação que fizemos primeiramente em nossa conta no Instagram e depois em formato de texto aqui no FRRRKguys. O título foi Crianças esquisitas precisam de histórias sobre pessoas freaks adultas e felizes. É verdade que não esperávamos que a publicação tocasse tão intimamente as pessoas adultas e que – como nós – foram crianças esquisitas. E é aqui que agora queremos concentrar a nossa energia. Precisamos salvar as nossas histórias, precisamos contá-las celebrando a oralidade de nossas línguas bipartidas e coloridas. As crianças esquisitas estão nos olhando, elas enxergam tudo. Precisamos urgentemente celebrar as nossas existências com maior frequência. Sem a bobagem de um positivismo tóxico e felicidade fajuta feito filtro de rede social. Precisamos celebrar as nossas existências sem mercantilizá-las. Precisamos seguir fracassando lindamente nesse sistema doente e adoecedor configurado para exterminar as diferenças. Precisamos ensinar as crianças esquisitas sobre o poder político do fracasso freak. Precisamos tornar nossos corpos fortes e felizes para o que vem adiante. Estamos aqui desfrutando o presente, mas olhando para o que tem sido feito agora (ou melhor, o que não tem sido feito) e sabemos que teremos dias turbulentos e de grandes tribulações no amanhã que se aproxima. Para tanto, apesar de toda complexidade que isso pede, precisamos estar em maior conexão com o nosso interior e melhor organização coletiva. É preciso seguir adiante e que em nossa caminhada, nunca nos esqueçamos das crianças esquisitas.
“As crianças esquisitas estão em todos os lugares. Agora mesmo pode ser que alguma delas esteja na rua ou janela a te observar. Vendo em você a esperança de um amanhã possível. Onde suas estranhezas e esquisitices serão celebradas e não condenadas.(…) Nós somos o esquisito farol das metamorfoses. Iluminemos os caminhos com as nossas histórias. É preciso dizer e repetir quantas vezes for: tranquila, tranquila, vai tudo ficar bem, criança esquisita. Você não está só.”
Nosso profundo e sincero agradecimento para vocês que nos acompanham e fortalecem o nosso trabalho. Vamos juntes para 2025, feliz ano novo!
Ora, e se você chegou até aqui, ufa, reforçamos o convite: que em 2025 possamos estar em uma conexão mais próxima. Junte-se conosco:
Clique AQUI: https://whatsapp.com/channel/0029Va709sh002TGkM0Mv92Y