Namor, Namor: precisamos assistir o filme Pantera Negra 2…

0 Flares 0 Flares ×

Em janeiro de 2018 escrevíamos AQUI no FRRRKguys, convidando, para que todes fossemos assistir o filme Pantera Negra. O longa foi um grande presente para amantes dos quadrinhos e do cinema, e de uma relevância política imensurável. Para nós da comunidade da modificação corporal e, principalmente, para nós da comunidade freak, o grande presente foi ter podido acessar tantas referências às modificações corporais sem o ranço do estereótipo que sataniza essas culturas ancestrais e que desumaniza pessoas. Lindo de ver algo tão poderoso!

De 2018 para cá, muita coisa mudou. Vivemos a ascensão do fascismo ao redor do mundo com forte impacto nas Américas, uma pandemia mortal e, com tudo isso, perdemos muito. Perdemos direitos, perdemos pessoas. No meio disso tudo, nos despedimos do ator Chadwick Boseman (1976-2020) que interpretou o T’Challa/Pantera Negra, que enfrentava um câncer.  

Agora estamos em julho de 2022 e escrevemos novamente, convidando, para que todes assistamos o Pantera Negra – Wakanda para sempre que estreará em Novembro. Dirigido por Ryan Coogler, a obra deixa ainda no ar como tratará a partida de Chadwick e, mesmo, como ficará o próprio Pantera Negra.

Ontem, 23 de Julho, durante a San Diego Comic-Con foi divulgado o primeiro trailer do filme (disponível no final do texto). E tivemos a primeira aparição oficial de um personagem bastante aguardado, estamos falando de Namor, o príncipe submarino. E, mais uma vez, a comunidade freak é presenteada, falaremos mais sobre isso adiante.

Namor é considerado o primeiro mutante dos quadrinhos, com sua primeira aparição pública em abril de 1939 na Marvel Comics #1. No universo dos quadrinhos, o mutante é herdeiro direto do trono de Atlântida, filho de pai humano e mãe atlântida. No longa, por sua vez, sua origem remonta uma cidade histórica submersa na América Central, da cultura mexicana, por conta disso, o Namor e seu povo, trará um repertório cultural muito ligado aos povos originários da região, como os Maias. E as escolhas parecem muito assertivas.

O ator mexicano Tenoch Huerta interpretará Namor, o grande antagonista da obra. A construção visual do personagem além de utilizar uma indumentária muito fiel aos quadrinhos, a famosa roupa de baixo verde, traz elementos da cultura ancestral, como os adornos no septo nasal e orelhas. Os braceletes e plumários também colaboram com composição visual. Abaixo algumas imagens das primeiras divulgações da aparência de Namor.

Primeiras imagens do visual de Namor. Foto: reprodução / MCU Facility
Primeiras imagens do visual de Namor. Foto: reprodução / MCU Facility

Além de Namor, o vilão Attuma e Namora (prima de Namor) também tiveram os visuais revelados. E como podemos perceber, as referências seguem fortes. Por conta disso, já vimos algumas comparações nas redes sociais, relacionando com a estética do filme Apocalypto (2002).

Teremos Tenoch Huerta como Namor, Mabel Cadena como Namora e Josué Maychi como Attuma.

Abaixo divulgamos as imagens de Namor no trailer de Pantera Negra – Wakanda para sempre.

As orelhas e o septo nasal adornados. Foto: reprodução / Youtube

Se o primeiro filme do Pantera Negra nos presenteou com muitas referências das modificações corporais das Áfricas, o novo, complementa o repertório trazendo muita referência latina. E nesse sentido, recuperamos uma passagem do Manifesto Freak, que diz que a “nossa história com as modificações corporais é anterior a colonização. A colonização foi responsável pelo extermínio de parte dessa história. A colonização não acabou ainda”.

Se estávamos ansioses pelo filme, agora estamos muito mais. Confira abaixo o trailer e segure o coração.

Wakanda, para sempre!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×