Recentemente vi uma publicação da Dangerous Things – organização norte-americana voltada ao biohacking – apresentando o novo produto, chamado de xGlow Implant e relacionando a conversa com escarificação luminosa. Pensamos, temos algo aí, e logo fomos buscar.
A verdade é que no campo das modificações corporais a busca por técnicas que envolvam o “brilhar no escuro” ou o neon, não é nova. A indústria da maquiagem tem feito muitas contribuições que passam por esmaltes para unhas até batons e sombras. No campo da tatuagem ao longo do tempo (há pelo menos duas décadas), tem sido experimentado tintas que dê o efeito glow. Temos curiosidade em saber as transformações entre tinta e corpo ao longo do tempo, podemos buscar saber mais em algum outro momento. No campo do body piercing, principalmente por influência de clubs e raves, existe um grande repertório de joalherias que brilham no escuro. Até mesmo a eyeball tattooing experimentou o uso de tinta ultravioleta em meados de 2013, como escrevemos AQUI.
Agora chegou o momento das escarificações e dos implantes que brilham
A escarificação que brilha no escuro foi divulgada no Reddit enquanto experiência. A autora do texto, a biohacker Miana, diz estar muito feliz com o resultado. Pondera que embora ela e os profissionais envolvidos tenham feito de tudo para tornar o procedimento o mais seguro possível, os resultados e riscos ao longo prazo são desconhecidos.
Em texto de Brian McEvoy para o Hackday, é pontuado que o pó que brilha – um revestido de sílica – não é vendido para uso interno e que existe procedimentos de segurança para o seu uso na escarificação, em consonância com a fala de Miana.
No campo dos implantes, o xGlow está disponível nas cores verde e aqua e a aplicação ocorre por meio de injeção. Ele pode ser carregado através da pele utilizando uma fonte de luz brilhante, como o flash de telefone, ou de modo mais rápido, utilizando uma luz ultravioleta. O valor varia entre em 119 e 129 dólares, algo em torno de R$ 700,00.
A cultura da modificação corporal é esse infinito campo de possibilidades de experimentação. Seguimos acompanhando. Seguindo o brilho no escuro.

REFERÊNCIAS
RESEARCHING GLOW-POWDER LEFT A FEW SCARS
https://hackaday.com/2025/07/20/researching-glow-powder-left-a-few-scars/
Minha Coleção de Cicatrizes Brilhantes
https://www.reddit.com/r/bodymods/comments/1llp1wx/my_collection_of_glowing_scars/
xGlow Implant
https://dangerousthings.com/product/xglow-implant/