“Chefe de guerra” discute a colonização das ilhas havaianas e apresenta a tatuagem como parte de sua cultura ancestral

Chefe de Guerra é uma série criada por Thomas Pa’a Sibbett e Jason Mamoa desenvolvida para Apple TV+. Estreou em 1 de Agosto e conta com 9 episódios.

Debruçada em uma história real, a série inicia sua jornada no final do século XVIII e conta sobre a guerra entre os povos originários nas ilhas havaianas (Havaí, Maui, Oahu e Kaua’i) em seu processo de unificação. Ao passo que, em sequência, narra também o processo de colonização pelos ingleses, no entanto, pela perspectiva indígena.

Conseguimos assistir o 1° episódio de Chefe de Guerra e nele fica evidente o quanto a tatuagem é parte fundamental da cultura daquelas populações nativas. O Rei Kahekili II (1737-1794) que é interpretado na série por Temuera Morrison, tatuou metade do seu corpo dos pés até a cabeça e a série o apresenta assim. Jason Mamoa que – além de escrever a série – interpreta Ka’iana (1755-1795), um importante guerreiro nativo havaiano. As tatuagens do ator foram aproveitadas para a personagem, em especial a de seu braço que é uma homenagem para o deus de sua família, Aumakua.

Não sabemos se durante os episódios a tatuagem – enquanto prática ancestral – será abordada, mas o que sabemos pelo primeiro episódio é que ela está ali, o tempo todo presente em tela, dizendo para nós telespectadoras: viemos de muito, muito, muito longe. Espacial e temporalmente.