No dia da visibilidade trans, em 29 de janeiro de 2022, foi lançado o projeto “Corpas Trans na Universidade de São Paulo”, que visa promover ações de enfrentamento à transfobia em seus diferentes campi. A primeira iniciativa será realizar um mapeamento de toda a comunidade trans dessa universidade, através de pesquisa quantitativa e qualitativa, para colaborar para espaços de convivência, redes de apoio, atividades de formação e conscientização da comunidade acadêmica em relação à temática trans.
Iniciativas acadêmicas voltadas à população trans costumam ser realizadas sob uma perspectiva de objetificação, ou seja, pesquisadores cisgêneros brancos produzindo normatizações e estereótipos, que refletem discriminação e falta de oportunidades para corpas trans. Assim, o intuito do projeto é produzir impacto social em favor da concretização de direitos humanos e da redução das desigualdades sociais e de gênero, combatendo toda forma de transfobia que se empreita institucionalmente ou de modo informal dentro da USP. É importante frisar que toda a equipe do projeto, docentes, estudantes de pós-graduação e graduação é composta somente por pessoas trans.
Prof. Dre. Silvana Nascimento e Prof. Dra. Gabrielle Weber, que coordenam o projeto, conversaram sobre a pesquisa (e muito mais) no podcast Mamucast! e você pode ouvir CLICANDO AQUI.
O projeto tem o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão/USP, da Pró-Reitoria de Graduação (Programa Unificado de Bolsas – PUB), da Coletiva Intertransvestigênere Xica Manicongo, do NUMAS (Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença/FFLCH/USP), do Centro de Saúde Escola Butantã/USP, do Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos/USP, do Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde LGBT+ (NUDHES – Faculdades de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo) e da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA).
Coordenação: Profa. Silvana Nascimento (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP – silnasc@usp.br) e Profa. Gabrielle Weber Martins (Escola de Engenharia de Lorena/USP – gabrielleweber@usp.br)
Equipe USP: Alex da Rocha Santos (graduação/FFLCH), Douri Conceição Lima (graduação/EACH), Ethan Nathaniel Santos de Queiroz (graduação/FFLCH), Iara Lemos Silva (graduação/FFLCH), Jaci Carrasco (graduação/FFLCH), Lis Macedo de Barros (mestranda em Filosofia), Lupe Lima Pugliesi (FFLCH), T. Angel (mestranda em Educação).
Para mais informações: