Acontecerá em Cuiabá a 2ª Roda de Conversa: Gordofobia no Mercado de Trabalho

0 Flares 0 Flares ×
Prof. Me. Maria Luisa Jimenez tem estudado sobre o lugar do corpo gordo feminino na sociedade. Foto: divulgação

          Orientar e oferecer conhecimento específico, estimular o debate na comunidade e empoderar mulheres gordas, na busca por uma autoestima necessária, para uma vida mais livre e plena. Esse sempre foi o desejo da Prof. Me. Maria Luisa Jimenez, que se materializa, após 04 (quatro) anos quase completos de estudos de doutoramento, sobre o lugar do corpo gordo feminino nos espaços da sociedade

Em sua quarta ação formal, o projeto Lute como uma Gorda!, idealizado e coordenado pela mesma, realiza na próxima sexta-feira, 28 de junho de 2019, às 19:00 a 2ª Roda de Conversa: Gordofobia e Mercado de Trabalho. Nesta ação, a idealizadora pretende fomentar a discussão, através da elucidação de conceitos importantes e de relatos de experiências, sobre as atitudes explícitas e veladas de preconceito à mulher gorda, dentros dos espaços de traballho formais e informais, além do importante compartilhamento de como algumas mulheres agiram e driblaram tal preconceito. A discussão contará ainda com algumas convidadas especiais: a empreendedora do segmento de moda Hérika Naylon (Lojas Bebel) e a modelo plus size, maquiadora e ativista gorda Maria Gabriela Santos. Haverá também, a participação especial da cantora Ceci, que fechará o evento como uma pocket show.

           É importante citar que tal iniciativa conta com o apoio de alguns negócios locais e instituições. São eles: CULT! – Produção de Conteúdo Inteligente, Camila Pasinato: Design de Moda e Ilustração, Metade Cheio Bar e Bistrô, Cozinha de Sal – Cozinha Verde Inteligente (Chapada dos Guimarães/MT), NEOM/Bordadeiras de Chapada dos Guimarães – Núcleo, Estudo e Organização da Mulher, Sala da Mulher/ALMT e Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros (ALMT).

          O Projeto LUTE COMO UMA GORDA! consiste numa série de ações educacionais, informativas e recreativas, gestadas como importante braço de ação na comunidade, a cerca de questões que envolvem o corpo gordo feminino e seu lugar na sociedade. A iniciativa tem como objetivo central a desmistificação do corpo feminino gordo como algo FEIO e DOENTE. A manutenção ou reforço do pensamento de que “ser gordo é anormal”, fomenta situações discriminatórias e autentica todo um mercado da magreza como única condição corporal/estética para ser saudável e feliz.

          É importante citar que o “LUTE COM UMA GORDA!” é parte integrante do espaço virtual Estudos do Corpo Gordo Feminino (Facebook/Instagram), também criado pela idealizadora deste projeto, como suporte fundamental de suas investigações de doutotamento. Todas as ações advindas do grupo, bem como do projeto; pioneiro no Estado de Mato Grosso; têm como objetivo central a desmistificação do corpo feminino gordo como algo FEIO e DOENTE. Por anos, as mulheres gordas foram vistas sob tal olhar, o que acabou normatizando esse pensamento e trazendo inúmeros prejuízos, de todas as ordens. A manutenção ou reforço do pensamento de que “ser gordo é anormal”, não só fomenta situações discriminatórias como também autentica todo um mercado da magreza como única condição corporal/estética para ser saudável e feliz.

Serviço:
Evento: 2ª Roda de Conversa – Gordofobia no Mercado de Trabalho.
Data: 28/06/19
Local: Metade Cheio Bar e Bistrô
Horário: 19:00
Entrada Gratuida
Informações: (65) 99301-8851/(65) 98160-0495.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About FRRRK Guys

Plataforma criada em 2006 que vive, investiga e fomenta a cultura da modificação corporal e diferentes usos do corpo.