Brasília: Seminário educativo para piercers acontecerá em Novembro

0 Flares 0 Flares ×
A Adorne tem atuado fortemente no campo educativo das práticas seguras do piercing. Foto: Dvulgação

Dos dias 15 a 17 de Novembro de 2019 acontecerá em Brasília, Distrito Federal, o Seminário Educativo para Piercers realizado pela Adorne Produções que é uma iniciativa movida pelo body piercer e articulador Eduardo Bez.

O evento contará com a presença de sete profissionais do piercing para ministrar as aulas. Importante pontuar que são profissionais com diferentes trajetórias e que, além disso, partem de diferentes pontos geográficos do país, quebrando com a insistente e majoritária narrativa unilateral sul e sudeste brasileira. Outras vozes e sotaques chegam para contribuir com a construção do conhecimento sobre o body piercing e isso é fundamental.

Conheça abaixo um pouco sobre as e os profissionais (em ordem alfabética) e o tema que cada qual irá desenvolver durante o seminário:

Alexandre Cavalcanti é body piercer profissional, conhecido profissionalmente como Alien é natural de Natal, Rio Grande do Norte.

Deu início a sua jornada de perfurador bem no início da adolescência, mesmo sem imaginar que essa prática teria um nome e seria uma profissão. 

Alguns anos mais à frente descobriu o Body Piercing em uma revista que uma amiga havia trazido de São Paulo e entendeu que aquilo que ele fazia era na verdade uma profissão e o grande despertar aconteceu. Entre 1998 e 1999 largou tudo na sua cidade e foi o mais perto que conseguiu chegar de São Paulo, chegou à  Brasília onde tinha familiares.

Depois de muitas portas fechadas por vários estúdios, foi acolhido pela Medusa e o pouco de informação que existia naquela época foi compartilhado com ele e os contatos com tatuadores de cidades grandes que ela tinha foram fazendo a ponte Natal-São Paulo. Nessa época, os piercings na maioria das vezes eram feitos por tatuadores e durante a Primeira Convenção de Tatuagem de Brasília foi apresentado ao cara dos piercings em SP, hoje, sabe se que era o André Fernandes. Algumas informações trocadas e voltou à sua cidade cheio de novidades. Foi uma explosão local e ele virou o cara dos piercings de Natal, abrindo a primeira e única loja da cidade exclusivamente voltada para Piercings. 

Tendo uma pessoa na família da área da saúde que compartilhou importantes conhecimentos teve a clareza que os estudos estavam apenas começando e que caminho ele poderia seguir, na sua cidade, que pudessem agregar ao assunto perfuração, como noções básicas de acupuntura e curso de auxiliar de enfermagem, como era chamado na época. 

Hoje já se passaram 20 anos e ao longo desse período participou de grandes seminários nacionais e internacionais, estudando com os melhores maestros dos mundo que são referência para todos os profissionais da área. 

É importante frisar que nesses seminários são abordados diferentes estudos tais como técnicas de perfuração, técnicas assépticas, metais biocompatíveis  e muito mais. Acredita que estudos como primeiros socorros e técnicas de biossegurança são atualizações anuais obrigatórias para um bom profissional, sem deixar de fora a rica parte histórica mundial da nossa profissão.

Estudar é e sempre foi necessário pois hoje pode afirmar que é profissional perito no que faz e por acreditar no poder do trabalho feito com amor, tem o prazer de dividir um pouco do conhecimento dele com você.

Tema que ministrará:
?Estudos sobre técnicas de perfuração de Septum. Apresentação de técnicas de conclusão de estudos.

André Fernandes é brasileiro, nascido na cidade de São Paulo. Há 20 anos atua como perfurador corporal. Trabalhou nos mais conhecidos estúdios do Brasil, como a Tattoo You e Scorpions Tattoo (atual) tornando-se uma das principais referências desta área no seu país. Durante anos viajou pelo mundo, passando pela Inglaterra, Espanha, França, Argentina, Venezuela, Chile e USA, trabalhando em diversas lojas afim de expandir e aprimorar seu conhecimentos.

Em 2017 inaugurou a Millennium Piercing & Co uma loja especializada em perfuração onde se utiliza joias das marcas mais famosas e seguras do mundo. 

Neste ano durante o maior congresso de piercing do mundo em uma das classes a Millennium Piercing & Co foi citada como uma referência mundial em loja de perfuração.

Já ministrou classes nos maiores eventos de piercing do mundo como LBP México, APPE Espanha, BMXnet Alemanha. 

Formado como auxiliar de enfermagem e torneiro mecânico, André utiliza sua expertise na criação de dispositivos que facilitam o trabalho do piercer, além de ter conhecimento técnico sobre processos de fabricação e acabamento final de joias.

André Fernandes durante os anos 2000 revolucionou a cena brasileira do piercing organizando eventos que trouxeram para o país grandes nomes, como Lukas Zpira, Steve Haworth, Sala, Justin Zane, Matias Tafel, entre outros.

Atualmente, além de piercer é o idealizador do GEP – Grupo de Estudos de Piercing, que tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos entre piercers, tendo como referência as principais organizações do mundo, como a APP e LBP. Este ano, o GEP está em seu 3* Congresso Internacional trazendo para o Brasil as maiores referências mundiais 

Tema que ministrará:
?O Porque de cada coisa.
Explica tudo sobre o que utilizamos e para que serve, e as adaptações às vezes não serve de nada. 

Fredson Carvalho, 39 anos, mais conhecido como Fredão Piercer. Natural de Juazeiro, Bahia teve início no Body Piercing em Aracaju, Sergipe, em 2003.

Em 2004 montou a primeira loja de tatuagem e piercing em Juazeiro, Bahia onde virou referência em todo Vale do São Francisco. Atualmente reside em Aracaju, Sergipe.

São mais de 15 anos dedicados ao Body Piercing. Fredão preza pelo real significado do “Piercing Seguro”  principalmente no Nordeste, região onde tanto informações, como materiais sempre foram difíceis de obter. Nestes 15 anos participou de vários workshops e grupos de estudo, sendo responsável pela formação de vários profissionais atuantes por todo Nordeste. Em 2011 trabalhou na França e na Irlanda adquirindo ainda mais experiência como piercer. 

Premiado 3 vezes em convenções, fez parte da banca de Júri do maior evento de tatuagem e piercing do Brasil e de outros eventos pelo Nordeste.

Tema que ministrará:
Ética, moral e respeito no ambiente de trabalho.

Tema que ministrará:

Johnny Neves, 7 anos de perfuração corporal, atende em Porto alegre no Rio Grande do Sul.

Inicialmente de forma amadora e autodidata, começou a perfurar em estúdio de tatuagens e piercings realizando somente perfurações básicas e com joias básicas. 

Ao longo dos primeiros meses, mostrando-se descontente com qualidade e método de serviços prestados, resolveu imergir em estudos autodidatas e participar de workshops de perfuração corporal, suspensão, modificações, biossegurança, primeiros socorros e outros.

Desde sempre, apaixonado por adornos corpora transfixa e joalheria tradicional, resolveu estudar em uma das mais tradicionais escolas de joalheiros de porto alegre, para desenvolver suas próprias joias e disponibilizar através da DIVINITY JEWELRY, Modelos comerciais e autorais para perfuradores que buscam ter um acervo de joias preciosas e sofisticadas, para atender um nicho de clientes de exigentes em busca de serviços e produtos de alto padrão. 

Tema que ministrará:
Biomateriais para perfurações iniciais. Mercado de luxo e tendências.

Marcos Tapajóz iniciou a carreira de perfurador estético corporal em 2000, no interior de São Paulo, trabalhando sempre em estúdio próprio e com agendamentos em cidades vizinhas. Realiza procedimentos de piercing básico, avançado e demais procedimentos, de maior complexidade.

Aperfeiçoou-se através de cursos e workshops com diversos profissionais do Brasil e do mundo. Almejando a educação continuada, cursou Primeiros Socorros pela Cruz Vermelha Brasileira, onde teve contato com profissionais de diversos segmentos da área da saúde, os quais lhe despertaram o interesse em ingressar o ensino superior em 2012, graduando-se como Enfermeiro, pela Universidade de Taubaté – UNITAU.

Durante a graduação, foi Vice-Presidente do Diretório Acadêmico e realizou também Especialização em Instrumentação Cirúrgica. Hoje, cursa Pós-Graduação em Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-Anestésica e Centro de Materiais e Esterilização, no Instituto de Ensino do Hospital.

Tema que ministrará:
Limpeza efetiva de materiais. Serão abordadas todas as etapas do processo de limpeza de materiais contaminados, com diversas dicas para a segurança profissional e do cliente final.

Nany Leite, perfuradora corporal desde 2012 no Paulão Tattoo Studio em Farroupilha, Rio Grande do Sul. Participou de congressos nacionais e internacionais e trabalha com perfurações básicas e avançadas, sempre visando uma cicatrização eficiente em cada cliente. 

Procura a evolução constante do seu trabalho através de troca de experiências com colegas e amigos da profissão. 

Tema que ministrará:
Anodização: além das cores – O que é anodização?, funcionamento do equipamento, vantagens e desvantagens da joia anodizada, técnicas básica e avançada de anodização. 

Viviane Silva, natural de Contagem região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Em 2005 começou como aprendiz e no mesmo ano montou seu próprio estúdio na capital mineira, Belo Horizonte.

Em 2015 participou do seu 1° seminário e assistiu aulas de profissionais renomados como Mauricio “Banana” e Javier Fingaz. Ainda em 2015 saiu pela primeira vez do país e foi para México particular do maior congresso de body piercer da América Latina e conheceu profissionais como Jef Saunders, Luis Garcia e Ryan Ouellette.

Em 2016 foi convidada para trabalhar em um estúdio também no México. E no mesmo ano tornou-se o primeiro membro no Brasil da LBP-Associação Latino América para Perfuradores Profissionais.

Em 2017 foi convidada para fazer parte da equipe do Tattoo You, o maior e um dos mais conceituados do Brasil.

Em 2018 começou a praticar o ofício da ourivesaria e hoje produz jóias exclusivamente para seus clientes.

Em 2019 participou mais uma vez do Congresso da LBP no México e foi um dos poucos brasileiros a estar presente no Congresso da APPE em Madri na Espanha.

São 14 anos de profissão, estudo e dedicação ao Body Piercing.

Tema que ministrará:
Apresentação sobre Mamilos: Bendito Mamilo!
História
Tradição
Anatomia
Jóias e técnicas

Para mais informações e inscrições, acesse o site abaixo:
https://www.adorneprod.com

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About FRRRK Guys

Plataforma criada em 2006 que vive, investiga e fomenta a cultura da modificação corporal e diferentes usos do corpo.