COVID-19: curso +Diversidade acontecerá online e está com as inscrições abertas

0 Flares 0 Flares ×

+Diversidade é o primeiro curso educativo – capacitação e orientação – específico para profissionais das modificações corporais (tatuagem, body piercing, escarificação e demais técnicas), para o atendimento da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers e demais variantes. Em conjunto será um mapeamento de profissionais e empresas nacionais engajadas na luta contra a homo, lesbo, bi e transfobia, em outras palavras, locais seguros.

O curso aconteceria em São Paulo de modo presencial, todavia, por conta da pandemia do COVID-19 e a necessidade de distanciamento social, o curso se realizará no formato online. Já era uma demanda anterior a pandemia que o curso acontecesse de modo online, considerando que pessoas de diferentes regiões do Brasil queriam passar pela formação e mapeamento.

“Muitas pessoas pediam que o curso acontecesse online, mas eu tinha a necessidade de que ele ocorresse no formato presencial. Tratando-se da educação, eu tenho a necessidade do encontro, principalmente para tratar de tema tão urgente e delicado”, explicou T. Angel, criadora e professora do Curso +Diversidade. “A pandemia nos coloca dentro de um novo mundo e foi necessário se adaptar“, continuou Angel.

O mapeamento que ficará disponível online terá todos os estúdios e profissionais que passarem pelo curso de capacitação e orientação. Além de disponibilizar para esses espaços e pessoas um selo +Diversidade, indicando compromisso direto na luta contra a homo, lesbo, bi e transfobia.

O mapeamento poderá ser consultado por qualquer pessoa através da internet. Assim, possibilitando que a população LGBTQIA+ tenha total segurança e acesso aos bons estúdios e excelentes profissionais, engajados no reconhecimento e respeito de toda gama da diversidade sexual e de gênero.

O curso foi criado em 2015 por T. Angel, todavia, não se concretizou naquela ocasião, para entender mais você pode CLICAR AQUI e ler o que se passou. A sua re-ativação e reformulação em 2020 se deu por conta da atual conjuntura política que tem potencializado a perseguição contra pessoas LGBTQIA+. Hoje, 2020, o curso tem um peso simbólico muito maior do que em 2015.

A pandemia fez com que o curso fosse reformulado mais um vez. E a insistência em sua realização está na consciência da urgência que há no debate dessa pauta e formação dentro da comunidade da modificação corporal (e para além dela).

O curso, embora seja pago, conta com bolsas de estudos. Antes da pandemia a ideia da bolsa de estudo já era presente e agora não só está presente como está ampliada. “Eu espero que as pessoas venham estudar e debater essa temática e não quero que dinheiro – principalmente agora na pandemia – seja um impeditivo, as bolsas de estudos estarão disponíveis para quem precisar”, explicou T. Angel.

Objetivando, através de uma educação libertadora, somada de posicionamento crítico e olhar que está para além da heteronormatividade e cissexismo, o Curso +Diversidade pretende propagar relações não violentas de coexistência em todos os espaços e âmbitos da vida contemporânea. O que inclui estúdios e convenções de tatuagem e das demais modificações do corpo.

É sabido que dentro da comunidade da modificação corporal brasileira a heteronormatividade é forte, como nos mostra o trabalho antropológico de Camilo Braz (2006). Casos de homo, lesbo, bi e transfobia também não são raros. Pensando em um enfrentamento direto contra essa situação hedionda, na qual o Brasil ocupa posição preocupante e vergonhosa, é que esse curso ressurge. É com a plena consciência de que o Estado – principalmente na atual configuração – faz vista grossas para essas questões que esse curso ressurge. Por fim, é indissociável da história das modificações corporais contemporâneas – seja brasileira ou de qualquer outra parte do mundo – a importância do movimento LGBTQIA+ para propagação e consolidação técnica e teórica.

O curso será ministrado pela T. Angel, que é historiadora, professora da rede pública Estadual, especialista em Educação Inclusiva, artista da performance e militante pelos direitos humanos e dos animais. Pesquisando as modificações corporais desde 1997, nos últimos anos tem pautado fortemente a questão LGBTQIA+ dentro da comunidade da modificação corporal e suspensão. CLIQUE AQUI para acessar seu currículo completo.

A iniciativa do curso é uma realização do GESMC – Grupo de Estudos Sobre Modificações Corporais e do FRRRKguys. E conta com apoio de Coletivo Trans SolZM AlargadoresHurt ProduçõesSEDUC PiercersGrupo de Estudos de Piercing – GEP e da Millenium Piercing & Co.

As inscrições vão até o dia 10 de Junho de 2020 e as vagas são limitadas. No link abaixo você consegue obter mais informações e realizar a sua inscrição:
https://maisdiversidade.wordpress.com

SERVIÇO
Curso +Diversidade | 1ª Turma | CURSO ONLINE
Capacitando profissionais das modificações corporais para atendimento da população LGBTQIA+
Matrícula: De 13 de Janeiro a 10 de Junho de 2020
Valor: R$100,00 | Há bolsas de estudos.
Data do curso: 13 de Junho de 2020 | 9:00 às 12:00

FAÇA SUA INSCRIÇÃO:
https://forms.gle/jioRthbM9A4Atzuk9

CONTATOS
https://maisdiversidade.wordpress.com
https://www.facebook.com/cursomaisdiversidade

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×