“Dança à Deriva” está com convocatórias abertas

0 Flares 0 Flares ×

“Solo de Barro” de Nívea Jorge e Viana Junior. Foto: Clarissa Lambertt, 2016.

8o Encontro Latino-Americano | Dança, Performance e Ativismo.

Estão abertas as inscrições para o envio de propostas artísticas em formato digital para o 8o ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE DANÇA, PERFORMANCE E ATIVISMO – DANZA A DERIVA 2021, São Paulo – Brasil.

Dança à Deriva é um encontro de artistas interessados em outras formas de sentir e abraçar o fazer artístico. Para isso, convoca poetas conspiratórios, ativistas, criadores cênicos e artistas híbridos dispostos a provocar processos a partir da ação poética e política de compartilhar experiências que colocam em tensão as hegemonias corporais e cênicas,
integrando-se em uma ampla rede de ofertas estéticas, dramaturgias, laboratórios, abordagens criativas, narrativas, contra-narrativas, trocas e tráficos subterrâneos que revitalizam nosso desejo de criticar, denunciar, transformar e celebrar o mundo.

Inaugurada em 2012, Dança à Deriva tem se configurado em enfatizar que não existe um único modelo de corpo possível, que não existe uma única potência cênica possível, e que é urgente promover alternativas para criar e dizer coletivamente.

O corpo e a cena como ponto de partida. Corporalidade como presença encarnada, como espaço pequeno e infinito. A cena como erupção de ritual. O cênico como veículo de pensamento crítico e celebração. Ambas abordadas a partir do compromisso de ressignificar a estética como prática política e não apenas recreativa ou ornamental.

Dança à Deriva é um ato político por vocação, porque corpo e cena são políticos em sua essência e condição. Político, porque exacerba os diálogos efêmeros e os desejos coletivos. Político, como territórios e temporalidades que se misturam para criar outras formas de ser e de ser.

Danza a Deriva 2021 acontecerá em formato digital, por meio de plataformas virtuais com atividades de criação, formação e reflexão. Para isso, a programação contará com mostras de vídeos nos mais diversos formatos, conversas, laboratórios criativos, workshops, fóruns, entrevistas, entre outras provocações.

Para esta edição, serão escolhidas até 30 (trinta) propostas de trabalhos de forma e tema livres, contemplando trabalhos inéditos ou já lançados.

Formatos de participação:

  1. REGISTROS DE OBRAS – Propostas que contemplam a gravação em vídeo das obras na íntegra, não editadas, com
    duração de até 50 minutos.
  2. VÍDEO ARTE – Propostas que contemplam obras criadas integrando linguagem audiovisual, com duração de até 30
    minutos.
  3. VÍDEO DOCUMENTÁRIO – Propostas que incluem registros de processos de trabalho, roteiros biográficos de
    coletivos, vídeo manifesto, entre outros, com duração de até 30 minutos.
  4. OUTROS FORMATOS – Propostas e / ou explorações não contempladas nos 3 formatos anteriores possíveis de serem
    incorporadas na programação.

Para todos os formatos de participação, será necessário enviar o material completo para apreciação da curadoria, através de um link nas plataformas virtuais de preferência e possibilidade do artista proponente.

Cada proponente pode apresentar até duas propostas.
A escolha das obras e a elaboração da programação estarão a cargo da equipe de artistas que integram o Movimiento Latinoamericano Danza a Deriva.

Os trabalhos selecionados estarão disponíveis na íntegra apenas no dia de sua apresentação no canal Dança à Deriva no Youtube. A partir desse dia, Dança à Deriva transmitirá neste mesmo canal, por tempo indeterminado, uma versão (Fragmento ou Teaser) que deverá ser editada e apresentada pelos autores ou autores da obra.

Apenas obras de artistas ou grupos de artistas que têm controle total sobre os direitos autorais da obra e da música podem ser propostas.
Para cada proposta selecionada está previsto o pagamento de um cachê artístico, com valor à ser definido especificamente para cada obra, em função das suas características (número de artistas envolvidos, duração, produção e concepção cênica). O valor será divulgado após a pré-seleção das propostas.

Inscrições: até 20 de fevereiro de 2021.
Link: https://forms.gle/fLDJZGNeARxwXNuc6
Resultado: até 28 de fevereiro de 2021.
As propostas serão apresentadas durante o DANÇA À DERIVA 202, previsto acontecer em março / abril de 2021.

Outras informações:
dancaaderiva@radarcultural.com.br
https://www.facebook.com/dancaaderiva

Diretora General: Solange Borelli
Realização: RADAR CULTURAL Gestão e Projetos/ Cooperativa Paulista de Dança
Programa de Ação Cultural (ProAC Expresso LAB)
Governo do Estado de São Paulo / Governo Federal | Lei Aldir Blanc
Brasil

(Visited 1 times, 2 visits today)
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×