Faculdade de Taipas promove aula aberta sobre a Pedagogia do Esquisito

Foto: Palestra sobre Pedagogia do Esquisito, 2018. Foto: Kátia Marcolino

A história da educação no Brasil é marcada por processos que envolvem a exclusão e negligência de determinados grupos de pessoas, principalmente aqueles que historicamente sofreram com a desumanização, subalternização e opressão. Essa marca viva afetou – e ainda afeta – a vida de milhares de estudantes, professoras e demais profissionais da educação, fazendo com que suas participações, acessos e presenças sejam atropelados por obstáculos.   

A escola – enquanto instituição – precisa reconhecer e assumir a sua responsabilidade enquanto produtora e reprodutora de violências e se comprometer aberta e publicamente no enfrentamento direto contra as estruturas que fomentam as injustiças sociais, desigualdades e os sistemas de necropolítica. 

São dessas reflexões, relações e atravessamentos – que sublinham as tensões entre as pessoas excluídas e o espaço escolar – que a professora T. Angel vem rabiscando a Pedagogia do Esquisito. Como um ato de (des)aprender e (re)ensinar sensível, crítico e potente o suficiente para colaborar com a construção de outros contextos e narrativas possíveis. 

A Faculdade de Educação Paulistana – FAEP, localizada em Taipas, São Paulo, promoverá uma aula online para sua turma de Pedagogia, mas deixa aberta para todas as pessoas que queiram refletir e conversar sobre educação e dissidências. A atividade é gratuita.


Sobre a Palestrante:
T. Angel é uma pessoa trans não binárie que tem graduação em História, especialização em Educação Inclusiva e atualmente cursa MBA em Gestão Escolar.Trabalha com educação pública na periferia de Osasco. Tem pesquisado nas últimas décadas sobre a modificação corporal e diferentes usos do corpo, como a prática da suspensão. Trabalha desde 2005 com performance art e levou o seu trabalho para diferentes partes do Brasil. A sua pesquisa no campo das artes está focada na exploração dos limites e fronteiras psicofísicas, do que é ser humano e do que pode o corpo. É ativista pelos direitos humanos e dos animais, com forte atuação nos movimentos LGBTQIA+ e Freak.

INSCRIÇÕES GRATUITAS
https://www.sympla.com.br/pedagogia-do-esquisito—bate-papo-on-line__984579

EVENTO NO FACEBOOK:
https://www.facebook.com/events/753457978808201/