Filme sobre Marcos Abranches estreia no Santos Film Fest

0 Flares 0 Flares ×

Foto: Gal Oppido

Hoje, 25 de Junho, acontece a estreia nacional do documentário O artista e a força do pensamento, filme retrata a história do artista Marcos Abranches. O lançamento acontece dentro da categoria longas – mostra brasileira e tem duas sessões com horários e dias agendados.

A sinopse da obra diz que:

“O “Artista e a força do pensamento”, reflete a relação entre equilíbrio e desequilíbrio dentro da parcialidade de movimento do dançarino Marcos Abranches. Ele oscila o corpo para despertar do vazio e isolamento causado pelo desequilíbrio. A falta de estética do movimento é sentida pelo abandono e pela rejeição, entendendo que o alívio está no amparo do amor. Investigando movimento do corpo um mundo sem angústia, sem dores, sem desespero. Busca a vida. Encontra na dança o equilíbrio do corpo e o belo da alma. O filme vai explorar e aprofundar a vida e obra do dançarino e coreógrafo Marcos Abranches. A ideia do documentário é mostrar que a pessoa e o artista caminham juntos e levam uma vida normal. Vamos mostrar o dia, dia com a família e o artista no palco, as obras criadas e coreografadas por Marcos Abranches como “Corpo Sobre Tela”, Forma de Ver”, Avessos”, “O Grito” e “O Canto dos Malditos”, além de mostrar sua carreira internacional passando por Berlin (Alemanha), Madrid (Espanha), Assunção (Paraguai), La Paz (Peru) e Bogotá (Colômbia). Marcos Abranches é coreógrafo e dançarino portador de “Coreoatetose”, deficiência física rara decorrente de uma lesão cerebral. Não é uma doença e sim um estado patológico que se manifesta a partir de movimentos involuntários, intermitentes e irregulares da face e dos membros. É importante saber que o profissional possui inteligência normal e, utiliza da própria deficiência como referência de estudo para a construção de sua linguagem artística corporal, sendo o único coreógrafo brasileiro com paralisia cerebral a propor um estudo sobre dança contemporânea. Vamos mostrar também o trabalho do Marcos com grandes nomes do balé nacional como Sandro Borelli (Coreógrafo, Diretor Artístico da Cia Carne Agonizante), Iara Biderman (Jornalista e Crítica de Dança), Inês Bogéia (Diretora da São Paulo Companhia de Dança e Doutora em Artes), Luís Ferron (Diretor do Núcleo Luís Ferron), Solange Borelli (Gestora e Produtora Cultural), Gal Oppido (Fotógrafo), Ivam Cabral (Cofundador da Cia. de Teatro Os Satyros e diretor executivo da SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco). Falar dos seus desejos e angústias e mostrar acima de tudo uma história muito potente.”

Carta de divulgação do filme

Marcos Abranches levou em seu trabalho O Grito a suspensão corporal para cena. Um dos primeiros registros de pessoas com deficiência explorando a suspensão corporal. Abaixo você confere o trailer do longa e a ficha técnica. Para assistir faça seu cadastro gratuito em https://filmesdosantosfilmfest.com/

FICHA TÉCNICA
Roteiro e Direção: Elder Fraga
Elenco: Marcos Abranches (artista)
Convidados: Gal Oppido, Sandro Borelli, Solange Borelli, Iara Biderman, Inês Bogéa, Luís Ferron, Ivam Cabral, Eliety Teixeira, Arthur Teixeira, Célio Abranches.
Direção de fotografia: Caue Angeli
Som direto: Eduardo Rodrigues
Desenho de som: Daniel Malferrari
Trilha original: UMANTO
Montagem: Caue Angeli, Tomires Ribeiro e Elder Fraga
Direção de Arte: Elder Fraga e Gabriela Wazlawick
Figurino: Gabriela Wazlawick
Animação: Jônatan Macedo
Storyboard: Daniel Fontana
Legendas:
Inglês: Bia Lorca
Espanhol: Maikol
VJ Franceschetto e Fernando Casanova.
Arte Cartaz: Júlio Quinan
Fotos de arquivo do artista Marcos Abranches: Gal Oppido
Direção de Produção: Elder Fraga e Gabriela Wazlawick
Finalização: Onze e Onze Filmes e Primeiro Olho Filmes
Produção Executiva: Elder Fraga, Caue Angeli e Gabriela WazlawickP

(Visited 1 times, 1 visits today)
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×