Modificador corporal é sentenciado e preso no Reino Unido

0 Flares 0 Flares ×
McCarthy terá que cumprir 3 anos e 4 meses de prisão. Foto: reprodução/Change.org

Em fevereiro publicamos AQUI no FRRRKguys uma matéria falando sobre tensões que estão acontecendo na comunidade da modificação corporal internacional. No texto discutimos o caso do modificador corporal inglês, Brendan McCarthy, que estava em processo judicial desde 2015 por conta de ter realizado procedimentos de modificações corporais. No último dia 21 ele foi sentenciado por danos corporais graves e precisará cumprir pena de 3 anos e 4 meses. É o primeiro caso do gênero.

Amjad Nawaz, a juíza do caso, alegou que a indústria da modificação corporal não é regulamentada e que o profissional só poderia fazer tatuagens ou piercings estéticos. “Ele não tinha qualificações para realizar procedimentos cirúrgicos ou para lidar com quaisquer conseqüências adversas que poderiam ter surgido”, completou ainda a juíza.

Importante recordar que o profissional não teve nenhum tipo de problema com os procedimentos realizados, contou com o consentimento de seus clientes (alguns inclusive testemunharam em seu favor), mas o tribunal de recursos alegou que o consentimento das pessoas não poderia ser considerado como uma defesa.

A comunidade da modificação corporal internacional criou uma petição pedindo a libertação de McCarthy considerando que a prisão seja um equívoco.

Acreditamos que o caso pode abrir precedente para novas prisões, não apenas no Reino Unido mas em outros países também, considerando o momento reacionário e conservador que estamos vivendo. Além de reforçar a criação de estereótipos sobre as pessoas com modificações corporais.

Se – e somente se – estivéssemos vivendo um outro contexto político mundial o caso poderia abrir precedente para discussões e diálogos para que as práticas se tornem mais seguras e adequadas. Considerando que as pessoas vão continuar modificando os seus corpos, quer seja legal ou não, seria o mais sensato.

Práticas de controle de corpos e sistemas punitivistas não trazem benefício algum para nenhuma sociedade, porque as pessoas vão seguir fazendo aquilo o que elas quiserem com os seus corpos. No entanto, quando algumas práticas e culturas são criminalizadas há uma grande chance de que os riscos aumentem e que, aí assim, muitas pessoas se machuquem seriamente.

Precisamos – enquanto sociedade – avançar e amadurecer muito para entender e criar sistemas em que as pessoas tenham segurança para viverem e serem como elas quiserem. Ao que parece ninguém nos escuta, ao contrário, nos prendem, nos calam e nos matam.

Para assinar a petição pedindo a libertação de McCarthy clique no link abaixo:
https://www.change.org/p/uk-parliament-free-brendan-dr-evil-mccarthy-from-wrongful-imprisonment?signed=true

REFERÊNCIAS
‘Dr. Evil’ tattooist sentenced for removing ears and nipples
https://news.sky.com/story/dr-evil-tattooist-brendan-mccarthy-sentenced-to-40-months-11671500

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About FRRRK Guys

Plataforma criada em 2006 que vive, investiga e fomenta a cultura da modificação corporal e diferentes usos do corpo.