Nosso adeus ao Dehco Sobeck

0 Flares 0 Flares ×
Dehco deixará saudades. Foto: reprodução/Facebook

Dehco Sobeck nasceu em 4 de Maio de 1988 e vivia com a avó e o avô em Presidente Venceslau, interior de São Paulo. Em 07 de Novembro de 2018, aos 30 anos de idade, infelizmente a sua trajetória de vida chegava – precocemente – ao fim. A notícia, por sua vez, só chegou até nós na data de ontem e ficamos completamente devastadas. É mais um de nós que vai cedo demais.

Dehco trabalhou fazendo piercing e tatuagem e era uma das pessoas que – assim como nós – se identificava como um freak. Identidade da qual muito ele tinha orgulho, tanto, que estampou em sua testa por meio de uma tatuagem.

Além de sua relação com as modificações, o jovem freak também tinha explorado o campo da suspensão corporal. Em janeiro de 2015 ele havia passado por sua primeira experiência, um suicide.

A escrita também era uma das suas paixões, em seu blog (R)Evolução, abandonado em 2014, ele escrevia e questionava:


“O que te faz bem deve ser levado em consideração, claro, mais que uma forma de expressão, a verdade é que todos somos livres, totalmente livres, mas nos aprisionamos em coisas criadas pela sociedade, pela mídia e por todos aqueles que historicamente sempre estiveram lá para ditar o certo e errado e você pensa mesmo que esses se importam com você? “

Tivemos o privilégio de acompanhar parte de seus processos de modificações corporais, através dos envios de fotos que ele fazia para o FRRRKlog. Por mais de dois anos ele colaborou conosco nesse sentido.

Dehco tinha uma diabetes severa e era hipertenso. E buscava mostrar que, mesmo diabético, ele poderia modificar o seu corpo. Em 2014, quando bifurcou a sua língua, fez uma série de vídeos para mostrar como estava sendo o seu processo de cicatrização. Buscava assim colaborar com os movimentos e pesquisas do Grupo de Estudos Sobre Modificações Corporais – GESMC.

Quando pigmentou suas escleras em preto, também foi uma das pessoas que levantou a voz contra a tentativa de se criminalizar a prática no Brasil. Na última eleição, também somou com as vozes da comunidade da modificação corporal que lutavam contra a ascensão do fascismo.

Campanha contra a criminalização do eyeball tattooing no Brasil.

Em Novembro de 2018, Dehco foi hospitalizado por problemas de saúde em decorrência da diabetes. Com a internação as complicações se agravaram por conta de uma bactéria e ele acabou não resistindo. Suas últimas palavras nas redes sociais foram “de novo“. No sentido das repetidas vezes que ele precisava ser hospitalizado pela fragilidade de sua saúde.

Certa vez ele nos disse que sempre estaria por aqui. Hoje entendemos que sim, ele sempre estará. De outra forma, em outro plano, mas sempre conosco, fazendo parte da história que estamos a escrever.

Perdemos um amigo e uma pessoa que apoiou muito o nosso trabalho. Lamentamos a sua tão precoce partida e ao mesmo tempo a demora com que a notícia chegou até aqui. Guardaremos muitas memórias de carinho do Dehco. Deixamos as nossas mais sinceras condolências para suas amigas, amigos e familiares. Descanse em paz, freak.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About FRRRK Guys

Plataforma criada em 2006 que vive, investiga e fomenta a cultura da modificação corporal e diferentes usos do corpo.