União Europeia proíbe tintas coloridas e afeta a indústria da tatuagem

0 Flares 0 Flares ×

O Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos – REACH da União Europeia – órgão responsável por controlar a produção de produtos químicos no bloco – baniu  de maneira definitiva cerca de 4.000 produtos químicos utilizados em tintas coloridas para tatuagens. Essa é uma briga antiga, que vem acontecendo no velho continente há pouco mais de uma década, como escrevemos AQUI no FRRRKguys sobre a situação da França em 2013.

A medida passou a valer em janeiro de 2020 e os produtores de tintas receberam um prazo de um ano para se adaptar ou encontrar alternativas. Ou seja, a partir desta terça-feira, 04, profissionais da tatuagem da e na Europa não poderão utilizar antigas tintas coloridas.

Segundo o REACH, alguns produtos químicos foram proibidos pois podem causar “câncer ou mutações genéticas”. De acordo om o órgão, “o objetivo não é proibir a tatuagem, mas tornar as cores usadas em tatuagens e na maquiagem definitiva mais seguras”.

Nos perguntamos: há quantas andam esse diálogo entre REACH e profissionais, associações e sindicatos da tatuagem? Aparentemente não há diálogo algum. Tin-Tin, o tatuador que dirige o Syndicat National des Artistes Tatoueurs – SNAT, o sindicato francês da indústria de tatuagem, disse à Reuters que as novas regras vão levar os consumidores para estúdios que não respeitam a legislação e diz que a decisão é ridícula.

Gwenaelle Reaume, a secretária da Associação Tattoo Belgium, disse ao jornal Público de Portugal que a pandemia da Covid-19 paralisou a pesquisa e a produção de tintas, por isso, deveria ter sido dado mais tempo para fazer a transição. Ou seja, uma categoria já bastante afetada pela pandemia, se vê afetada também por decisões políticas arbitrárias que não considera contextos.

No perguntamos: até que ponto a preocupação com a segurança das tintas é ,de fato, um fator decisório? Anne Keyen, também ao Público, disse que “eles colocam todo o tipo de coisas que não são boas para a saúde na alimentação e depois vêm atrás das tintas para tatuagens. Confesso que, como alguém com tatuagens, não entendo essa lei”.

Enquanto hipótese, pensamos na consciência tomada sobre a quantidade de capital que tem movimentado a indústria da tatuagem ao redor do mundo. Sendo assim, tudo giraria mais em torno de acumulação de capital e controle neoliberal do que qualquer outra justificativa apresentada como muito bem intencionada, mas que a gente conhece quais interesses buscam atender.

A decisão da União Europeia não afeta diretamente o Brasil, uma vez que aqui já temos a lógica – bastante similar – de controle posta há algum tempo. Se funciona efetivamente aí já é uma outra conversa.

FONTES

União Europeia restringe uso de tintas coloridas para tatuagens

https://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2022-01-04/uniao-europeia-tintas-coloridas-tatuagens.html

Europa proíbe tintas e tatuadores lamentam a inexistência de alternativas para trabalharem
https://www.publico.pt/2022/01/05/p3/noticia/europa-proibe-tintas-tatuadores-lamentam-inexistencia-alternativas-trabalharem-1990803

(Visited 1 times, 1 visits today)
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×