Eyeball tattooing deu errado e acende o debate sobre os riscos do procedimento

Foto: reprodução/Instagram

Uma conta criada no Instagram tem como objetivo falar sobre uma experiência com o procedimento de eyeball tattooing que deu muito errado. Na bio da rede social, o texto diz que:

“Em maio de 2019, meu olho esquerdo foi removido três semanas depois de ter sido pigmentado por um “artista” da modificação corporal altamente experiente, usando tinta não diluída. Fique ligado.”

Entramos em contato com o perfil e conseguimos obter muitas informações sobre o que se passou, inclusive agradecemos pela atenção e gentil diálogo. O usuário nos contou ser dos EUA e o procedimento foi realizado em Miami por um profissional que ainda não teve o nome divulgado, mas terá em breve.

A primeira publicação no Instagram apresenta uma foto que mostra o progresso do procedimento, dos primeiros quinze minutos até sete semanas depois, momento em que houve a remoção do globo ocular. O usuário diz pelas redes sociais para que “não faça isso. Não vale a pena e até os chamados profissionais estragam tudo e depois mantém em segredo”. Repetidamente ele alerta que o procedimento não é seguro, não importa quem o faça.

Foto: reprodução/Instagram

É importante citar que os riscos do procedimento e alertas todos estão sendo feitos desde que o procedimento começou a ser feito. Shannon Larratt (1973-2013) fez inúmeros alertas no BMEzine e, igualmente, nós do FRRRKguys constantemente alertamos sobre os riscos conhecidos e os possíveis riscos em longo prazo. Ao longo de todos esses anos também fizemos uma luta contra as Fake News que rondaram o procedimento e o sensacionalismo moralista disfarçado de preocupação que nada colabora positivamente com o debate, ao contrário, coloca a vida e a saúde de pessoas em risco.

O usuário contou que depois de três semanas de ter realizado o procedimento precisou fazer uma cirurgia para remover o seu globo ocular. Ele alegou que o profissional mentiu e o convenceu em não procurar tratamento porque os sintomas eram comuns em muitos clientes e que ele estaria bem em poucas semanas. Foram inúmeros contatos com o profissional e sempre a mesma resposta: “foi perfeito e você vai amar isso“.

O usuário ainda nos disse que:

“Eu pensei que tinha contratado um dos melhores do mundo, voei 2500 milhas para vê-lo. Nunca imaginei que ele foderia a coisa mais básica, e o mais inacreditável, mentisse pra mim sobre isso. Eu nunca imaginei que uma pessoa poderia ser tão sangue frio. Se ele tivesse dito “isso parece preocupante, você deveria ver um médico”, eu não estaria tornando nada disso público”.

Diversas imagens e textos seguem disponíveis na conta do Instagram. Em breve o nome do profissional será divulgado com mais provas de tudo o que ocorreu. Todavia, a mensagem principal já está em nossas mãos, isto é, os sérios riscos que falamos ao longo de todos esses anos. O usuário ainda nos deixou um importante alerta sobre o procedimento:

“Eu não me importo se as pessoas vão fazer isso ou não, mas definitivamente elas deveriam estar informadas que o procedimento é menos seguro do que profissionais e entusiastas dizem.”

Que o caso nos sirva para refletir de modo maduro e responsável não apenas sobre o procedimento de eyeball tattooing mas qualquer procedimento de modificação corporal. Que o caso abra brechas não para mais estruturas punivistas, mas para que existam pesquisas científicas sérias e que nos digam com embasamento se o eyeball tattooing pode ser mais seguro no futuro ou não. Ainda, sobre o que vemos nas redes sociais e, igualmente, sobre o que está oculto.

Precisamos de responsabilidade e maturidade no debate para que – quem sabe – possamos evitar novos casos similares. É lamentável ver tudo isso acontecendo.

Para acessar a conta no instagram:
https://www.instagram.com/x4yws2scr/