Igreja evangélica viralizou após colocar 60 fiéis para se tatuar… E precisamos pensar sobre isso.

Uma igreja evangélica em Balneário do Camburiú, Santa Catarina, chamada como Reino Church e que tem o slogan We are Reino, viralizou na última semana após vídeos de divulgação de fiéis que passaram por uma sessão de tatuagem coletiva. Sim, agora existe a tatuagem gospel.

Segundo informações da imprensa, estima-se que 60 pessoas foram marcadas no pulso com MT 24:14. Em fila, com suas roupas caras em tom bege, pessoa após pessoa passava para ter a pele marcada com uma tatuagem. Tinha quem celebrava que não doeu nada. É… A crise também é estética.

A ação gerou polêmica com acusações de que pudesse ter havido algum tipo de apelo emocional ou orientação institucional, o que o pastor Eduardo Reis, líder da igreja, nega e defendeu que foi uma decisão “espontânea, individual e consciente“. Para nós que já vivemos nessas igrejas, sabemos…

Aqui no FRRRKguys temos mantido uma grande atenção para assimilação das modificações corporais feita por igrejas neopetencostais, que é importante destacar, todas elas enviam sinais difusos para sociedade, de acordo com os seus interesses de projeto de poder e dominação. Num momento é pecado e abominação, outrora é louvor e adoração. Tudo varia na quantidade de capital que faz a roda girar.

Já escrevemos muitas matérias sobre os prejuízos para cultura da modificação corporal perpetrados pela Rede Record, emissora do bilionário pastor Edir Macedo, um dos últimos textos foi Vamos conversar sobre as modificações corporais e a Rede Record? de 2020. Em 2023 publicamos o texto O novo que nasceu velho: líderes religiosos com modificações corporais que flertam com o fascismo. Poderíamos citar outros textos, mas fecharemos esse momento mencionando o Remoções de modificações corporais, fundamentalismo religioso e o fetiche da normatividade compulsória de 2024.

O que temos assistido é um grupo religioso crescente no país, segundo o IBGE de 2022 os evangélicos representam 26,9% da população brasileira, com muito poder e influência política para manutenção de um projeto de poder que começou séculos atrás. A despeito das brigas e rachas que existem nas igrejas, elas seguem encontrando formas vorazes de capturar, principalmente jovens, para suas distintas denominações. E são muitas, cada vez mais…

Igrejas de parede preta, com luzes neon, pastores com tatuagem seguem produzindo e reproduzindo o pior dos movimentos reacionários e conservadores, muitos com associação aberta com a extrema-direita e o fascismo. Muda-se a embalagem, mas o conteúdo é o mesmo. Pouco Deus, grandes negócios. A estreia do documentário Apocalipse nos Trópicos de Petra Costa traz essa ideia de modo explícito. Nós estamos vivendo – e morrendo – por isso agora, nesse momento. Todos os retrocessos que o Brasil tem enfrentado, tem a bancada da bíblia por trás. Procure saber, procure saber…

A sessão de tatuagem coletiva – ironicamente situada em Santa Catarina – movida na igreja de gente rica, branca e que se contenta em usar o bege, traz outros problemas que não podemos desconsiderar. Ver essas pessoas em filas marcadas com números, nos remete diretamente as nazi tatuagens feitas para marcar as pessoas capturadas nos campos de concentração durante a segunda guerra. Ver essas pessoas tatuadas com números, nos remete ao processo histórico de pessoas que eram marcadas enquanto propriedade de algum homem branco, cisgênero, heterossexual e rico. Deixa de ser gente se transforma em coisa e propriedade. Para se pensar…

E como mencionamos, essas igrejas enviam sinais difusos. Inicialmente toda pessoa tatuada estava marcada para a danação eterna no inferno, todavia, com a popularização da tatuagem, para capturar mais fieis o discurso se modula para onde o dinheiro aponta, agora você pode até ser uma pessoa tatuada, desde que… (Quanto custou a tatuagem dos fiéis? Queremos saber) Algumas vezes, sobretudo em pessoas que se tatuaram em grande escala, o milagre vai ser operado com o sofrimento, arrependimento e remoção das tatuagens. Glória. Outras vezes, o milagre vai ser operado com a realização de uma pequena tatuagem de linha fina no pulso. Glória, glória.

Para nós que estamos construindo a comunidade freak, estejamos atentas e fortes. Como diz o Manifesto Freak, a colonização ainda não acabou. Recusemos forte e insistentemente a assimilação. Assimilação é morte.

REFERÊNCIAS

‘Decisão foi espontânea’, diz pastor de igreja onde 60 pessoas se tatuaram em Balneário Camboriú
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2025/07/18/decisao-espontanea-pastor-igreja-tatuagem.ghtml

Igreja faz sessão de tatuagem coletiva em fiéis em Balneário Camboriú e gera críticas nas redes sociais; VÍDEO
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2025/07/17/igreja-tatuagem-coletiva-balneario-camboriu.ghtml

Estética minimalista, rodadas de soda, termos em inglês: como é a igreja que fez sessão coletiva de tatuagem em SC
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2025/07/17/estetica-minimalista-termos-ingles-rico-como-igreja-que-fez-sessao-coletiva-tatuagem-sc.ghtml

Tatuagem coletiva em igreja de Balneário Camboriú gera polêmica nas redes
https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sul/sc/tatuagem-coletiva-em-igreja-de-balneario-camboriu-gera-polemica-nas-redes/