Foto: Rolf Buchholz & Steve Haworht – BMXnet 2007
Há tempos – realmente faz muito tempo – gostaríamos de ter escrito sobre o BMXnet. Algo como uma apresentação para o público brasileiro, como nunca aconteceu, hoje apresentaremos o BMX e falaremos de sua conferência, celebração de 20 anos de estrada. Oh! No mesmo ano que o FRRRKguys também completa 20 anos.
Vamos fazer essa apresentação trazendo inicialmente as palavras de 2008 do Allen Falkner (1969-presente) para o BMEzine:
“O BMXnet não era uma convenção de tatuagem, nem mesmo um encontro entre a APP e a UE (União Europeia). Esta conferência foi puramente educacional, com muito pouco da atmosfera festiva que todos esperamos de convenções de modificação. O que não quer dizer que não tenha sido divertido; claro que houve muita socialização e alguma devassidão discreta que aqueles que estiveram lá podem comentar em blogs e fóruns… mas não criem muitas expectativas. O que acontece na Alemanha fica na Alemanha.”
Fundado em 2007 na Alemanha, o trabalho do BMXnet “se concentra na proteção do consumidor, na informação e no suporte técnico aos clientes da indústria de modificação corporal, buscando, assim, contribuir para a saúde pública e a educação em prol de uma indústria melhor, mais limpa e profissional”. Focados na educação e na defesa da cultura da modificação corporal, anualmente a organização promove conferências que mobilizam pessoas do mundo todo.
Certamente poucas pessoas brasileiras conseguiram estar em alguma conferência, por questões econômicas (é uma viagem para Europa, não é, mesmo?) e de idioma (embora seja na Alemanha, o inglês é a língua mais utilizada). Todavia, muito recentemente – pós-pandemia – temos o conhecimento que algumas poucas pessoas brasileiras estão conseguindo chegar lá.
O BMXnet sustenta ao longo de 20 anos – o que não é algo simples – que aborda a tatuagem, o body piercing e a modificação corporal, abrindo espaço para jogos corporais como a suspensão corporal, Kavadi, dentre outras, como shibari, bondage e play piercing. Não é fácil considerando o processo de criminalização que algumas práticas de modificação corporal são alvos em uma perspectiva internacional. Mas tem acontecido. Tem sido possível.
A conferência de 2026 acontecerá dos dias 06 a 08 de Agosto em Berlim. As inscrições estão abertas, quase 50% das vagas já foram preenchidas. A taxa de inscrição é de 428 euros (em torno de R$ 2671,15) e só está disponível para pessoas associadas da instituição. Você pode CLICAR AQUI para obter maiores informações.
A programação de 2026 ainda não foi divulgada, mas se tratando de 20 anos, podemos esperar que será pe-sa-do!

