“Ensaios sobre o colonialismo” é o novo livro da Andreone Medrado que será lançado na FLIP

Andreone T. Medrado é uma travesti negra brasileira. Bióloga (UNIFIEO), psicóloga (USP), mestre em Fisiologia Geral (USP) e doutora em Psicologia pelo Departamento de Psicologia Experimental da USP. Sua tese investigou o papel do nojo na sexualidade e religiosidade, com foco em gênero e percepção da sexualidade e do desejo. Atua com temas como racialização negra, afetividades dissidentes, sexualidade e gênero em perspectiva queer anticolonial.

O seu mais novo livro “Ensaios sobre o colonialismo: higienização, corpos, fé e subjetividades em disputa“, que já está em pré-venda pela Editora Telha, será lançado no espaço Casa Poéticas Negras na 23° Festa literária internacional de Paraty – FLIP.

Casa Poéticas Negras receberá Andreone Medrado. Foto: divulgação

Ensaios sobre o colonialismo: higienização, corpos, fé e subjetividades em disputa” te chama a olhar para as marcas profundas que o colonialismo deixou — e continua deixando — em nossos corpos, afetos, espiritualidades e modos subjetivos de existir.

O colonialismo não ficou para trás — ele se atualiza nos corpos que são silenciados, nas sexualidades e identidades patologizadas, nas subjetividades que ele quer higienizar e nas espiritualidades que tentam disciplinar. A partir de uma escrita intensa e crítica, este livro contribui para entendermos como a higienização, a violência e a normatização operam como dispositivos vivos de dominação e assujeitamento.

Assim, longe de propor um olhar nostálgico ou distante, este livro afirma que o colonialismo é presente e pulsante, atravessando as relações mais íntimas e os territórios subjetivos.

Cada capítulo é um convite à denúncia, à reflexão e à insurgência. Quero te convocar a desobedecer às ordens que nos foram impostas, a desfazer a naturalização do sofrimento e obediência, a imaginar outras formas de ser e de se relacionar com o mundo.

Ensaios sobre o Colonialismo” de Andreone Medrado é um gesto de coragem, um ato político e uma aposta radical na transformação. Se é fato que o colonialismo não acabou, é ainda mais certo que ele não nos venceu e não nos vencerá!

“Ensaios sobre o colonialismo”. Foto: divulgação

SERVIÇO

Lançamento: Ensaios sobre o colonialismo: higienização, corpos, fé e subjetividades em disputa
Casa Poéticas Negras | 23° Festa literária internacional de Paraty – FLIP
De 30 de Julho a 03 de Agosto de 2025.
A partir das 10h
Rua Comendador José Luiz, 398. Centro histórico. Paraty. Próximo a esquina da restaurante Margarida Café

PRÉ-VENDA
https://editoratelha.com.br/product/ensaios-sobre-o-colonialismo-higienizacao-corpos-fe-e-subjetividades-em-disputa/