Trabalho de arte corporal se junta com as vozes que pedem e lutam por uma Palestina livre

Em Janeiro de 2025 escrevemos AQUI no FRRRKguys sobre ações que envolvem a prática do lip sewing (costura dos lábios). Mais um potente trabalho se junta com as reflexões que movemos.

O movimento Palestina Livre tem percorrido em diversas partes do mundo, diante do genocídio em curso promovido por Israel. Em reportagem da CNN, estima-se que 64.260 pessoas palestinas foram mortas. É grave e o genocídio segue em curso.

Um artista colombiano fez um trabalho intitulado “Silence kills” (O silêncio mata, tradução nossa) utilizando o seu corpo para se juntar com as vozes e lutas que pedem por uma Palestina Livre e que buscam inclusive trazer visibilidade para o que Israel tem feito, ironicamente, assassinato em massa de um povo.

Krextian, o artista, carrega em suas mãos, testa e boca diversas agulhas perfurando sua carne. Em sua boca além das agulhas um fio de sutura a fecha simbolicamente por completo. Em conjunto a mensagem: “mantenha silêncio quando as crianças dormem, não quando elas morrem” (tradução literal).

“Silence Kills” (2024) por Krextian. Foto: Sisas666

O trabalho foi realizado em Outubro de 2024 e agora em Março correu em grupos de pessoas ligadas com as modificações corporais e diferentes usos do corpo. O play piercing e lip sewing foi feito por Rosada Freak, as fotografias por Sisas666.

Agradecemos publicamente ao Krextian pela conversa e por nos permitir o compartilhamento de seu trabalho aqui. Sigamos atentas e em coro por uma Palestina Livre!

“Silence Kills” (2024) por Krextian. Foto: Sisas666

REFERÊNCIA

Número de mortos em Gaza é maior que o de contagem oficial, diz estudo
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/numero-de-mortos-em-gaza-e-maior-que-o-de-contagem-oficial-diz-estudo/