Ares & Soren: casal trans não-binárie morre em São Paulo

0 Flares 0 Flares ×
Ares Saturno e Soren Neres Denardi morrem em São Paulo. Foto: reprodução / Facebook

Recebemos a notícia da morte de Ares Saturno e Soren Neres Denardi e ficamos algumas horas esperando alguém nos dizer que foi apenas um confusão e que nada tinha acontecido. Que as duas pessoas seguiam com vida. Mas não… E é com imenso pesar que escrevemos essas linhas que seguem.

O casal trans não-binárie estava vivendo na Praia Grande, litoral de São Paulo, com planos de mudança para o Ceará. Ao que parece não houve tempo. Ambos se suicidaram em um hotel na cidade de Ribeirão Pires, parte do grande ABC.

Ares Saturno, ex-brasiliense que escolheu ser paulista, trabalhava escrevendo para o Canaltech Brasil e era um declarado amante das modificações corporais. Soren Neres Denardi tinha acabado de completar 31 anos de idade, foi estudante de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e lutou bravamente na instituição para que as pessoas trans tivessem direito ao uso do nome social. A expectativa de vida de uma pessoa trans no Brasil é de 35 anos, a metade quando comparamos com a população cis.

Amigas, amigues e amigos do casal alegam que tenha sido suicídio, ambos tinham histórico e, ao que consta, combinaram tudo. Em uma das mensagens compartilhadas nas redes sociais, Soren se despede de um amigo e diz que está indo para a próxima fase, “e ela não se passa num corpo orgânico”. Em suas palavras, diz estar satisfeito consigo, mas cansado e que o mundo dos humanos é injusto. Soren reclamava também nas redes sociais de sua crítica situação financeira e pedia por ajuda.

A morte de Ares e Soren é uma tragédia que encontra eco na transfobia cotidiana e no ódio ao diferente. Acontecer exatamente no Mês da Visibilidade Trans é sintomático e deveria nos ensinar algo. É um grande alerta para que façamos alguma coisa – enquanto há tempo – para que as pessoas dissidentes tenham desejo e direito de viver. O nosso país tem se tornando um lugar (mais) asfixiante e (mais) insuportável para população trans em seu mais extenso espectro da diversidade de gênero. É um alerta dolorido, mas está mais uma vez sendo esfregado na cara da sociedade com seu sistema de necropolítica. É urgente que algo seja feito.

Que Ares e Soren descansem em paz. As nossas condolências para as amigas, amigues e amigos de ambos. Lamentamos muito.

___________________________________

Soren Neres Denardi (11 de Janeiro de 1988-19 de Janeiro de 2019)
Ares Saturno  (28 de Novembro de 1986-19 de Janeiro de 2019)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About FRRRK Guys