Artista francesa Orlan processa Lady Gaga por plágio

0 Flares 0 Flares ×

Foto: divulgação
gaga-and-orlan2

No começo de 2011 quando Lady Gaga lançou o videoclip Born this way, escrevemos algumas linhas aqui no FRRRKguys. Gostaríamos de destacar a citação:

“Muitas cenas do vídeo lembram diretamente o trabalho da artista francesa Orlan, inclusive os próprios implantes faciais.”

Pois bem, passado alguns anos eis que surge a notícia de que a artista Orlan processou na corte de Paris a cantora Lady Gaga e a subsidiária francesa da Universal Music por plágio. De acordo com a ação judicial, a artista acusa a estrela pop de a roubar para a construção de seu terceiro álbum, Born this way.
De acordo com o Le Quotidien de l’Art, que trouxe o fato, Orlan está pedindo $31,7 milhões ou 7,5 % dos lucros do álbum e vídeo.

Como já havíamos dito anos atrás, Born this way é de fato bastante parecido com a obra de Orlan. Para que fique mais claro, falemos especificamente da escultura “Femme Avec Tête” (Mulher com cabeça) de 1996.

Não é a primeira vez que Lady Gaga é acusada de pegar livremente a ideia de artistas visuais. Os próprios implantes falsamente colocados através de maquiagem no corpo da cantora era mais uma apropriação de Orlan, como também mencionamos em 2011. Lady Gaga nesse sentido é a cópia.
Cabe lembrar que o famoso vestido de carne usado no MTV Music Awards de 2010, desenhado pelo estilista Franc Fernandez, que segundo o que circulou na imprensa, foi um protesto pró gays, também não foi original em nada. Basta olhar para a obra da artista Jana Sterbak. Nessa situação houve um vacilo duplo de Lady Gaga, primeiro o plágio e depois por lutar por uma causa (a gay no caso) explorando outra (direitos dos animais). Isso não se faz.

after-jana-sterbak-1987(Obra de Jana Sterbak)

Com tudo isso a importante e pertinente questão sobre direitos autorais e intelectuais se levanta. Céline Piettre do Blouinartinfo abre a pergunta “onde deve ser ser desenhada a linha entre inspiração e roubo”?

Em 2011, a coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaeker acusou Beyoncé de plagiar o seu trabalho em um vídeo da música, mas isso não resultou em uma ação judicial.Talvez esse atual processo nos responda parcialmente essa questão. O tempo vai dizer.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

1 thought on “Artista francesa Orlan processa Lady Gaga por plágio

Deixe uma resposta