Para esse dia emblemático do Orgulho LGBTQIAPN+, 28 de Junho, será promovida uma agenda completa de eventos no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, enfatizando a importância de corpos marginais ocuparem todos os espaços, dentro e fora das universidades, em busca de uma cidadania plena. O evento está sendo organizado e realizado pelo Núcleo de Consciência Negra da USP, Coletivo Transtornar e estudantes-ativistas trans do IPUSP.
Desde o início de 2023, mais de 70 projetos de lei que atacam os direitos de pessoas LGBTQIAP+ foram apresentados nas esferas federal, estadual e municipal. Essa ofensiva também ocorre internacionalmente. São discursos que atacam, sobretudo, pessoas trans e racializadas e são veiculados em diversas esferas de poder, com frequência, de forma criminosa. É necessário, então, que se ocupe espaço em disputa em defesa aos direitos da população LGBTQIAP+ por meio de conhecimentos científicos e também não-científicos, enriquecendo a construção de saberes diversos.
Será reunido na USP pessoas estudantes, ativistas, representantes políticas e profissionais de áreas diversas, em um encontro transdisciplinar para retomar a historicidade das lutas LGBTQIAP+, e pensar novos caminhos para uma vida potente em comunidade.
Haverá mesas de debate, compostas de maneira colaborativa, com participação de pessoas pesquisadoras que representam a materialidade de corpos marginais na academia, apresentando e discutindo temas urgentes para pessoas LGBTqIAPN+, e também uma feira de produtos, serviços e artes realizadas por pessoas LGBTQIAPN+, para que possam divulgar seus trabalhos e ocupar também novos espaços.
PROGRAMA
- 9h30 – Abertura
- 10h – Lutas e Existências Trans
T. Angel, Natasha, Cadência - 12h – Almoço
- 13h – Enegrecendo a Psicologia
Carol Iara, Pedrovsky, Dana, Andreone - 14h30 – Intervenção: Andreone
- 15h30 – Cafezinho com Amara Moira
- 16h – Arte e Tecnologia de Gênero: Onde se Cruzam?
Jupi77er, Yarlenis, Cajota - 18h – Confraternização
SERVIÇO
Corpos Marginais: nada sobre nós, sem nós
28 DE JUNHO, DAS 9:00 às 18:00
Auditório Carolina Bori e Vão Livre do Bloco G
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), BLOCO G, Cidade Universitária
Av. Professor Mello Moraes, 1721 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-030