Corpos Ausentes: III Circuito Regional de Performance BodeArte acontece em Natal

0 Flares 0 Flares ×

Foto: divulgação

1477491_548831221875063_2087484339_n

Meses atrás publicamos AQUI no FRRRKguys a convocatória do III Circuito de Performance BodeArte. Sim, era uma convocatória e também mais do que isso. Era um texto e uma situação, mais correto dizer, uma denúncia de uma situação, que é a dificuldade em se produzir no campo da performance art, a dificuldade em conseguir apoios das leis de incentivo e editais tantos (que quase sempre não contemplam [e não reconhecem] a performance). Apesar da situação exposta e aqui apresentada estar localizada na cidade de Natal no Rio Grande do Norte, sabemos que é algo bem generalizado, geograficamente falando. Infelizmente está assim.

No texto Sobre a necessidade de celebrar o esdrúxulo a autora e artista da performance Ludmila Castanheira, trata um pouco da questão do fazer e produzir no campo da performance através de suas experiências com os Festivais de Apartamento. A artista diz:

“Por que, afinal, ocupar-se de um evento dedicado a uma linguagem algo flutuante e que deixa a formulação “retorno financeiro” com ares de piada? Em outras palavras, para que fazer Festivais de Apartamento e, mais ainda, para que fazê-los, deliberadamente, sem fomento de quaisquer instituições? Porque é possível.”

Sim, de fato é possível. Inclusive, este é um fazer que em sua base tem o movimento de resistência para alterar todas as mazelas estabelecidas. Mexer com vara curta naquilo que está posto, sem medo.

A exposição-performática Corpos ausentes que é fruto do III Circuito de Performance BodeArte, é a mais pura e potente presença na ausência. Aproximou – ainda que a priori virtualmente – artistas de várias partes do Brasil. Esses artistas-ausentes se encontraram em grupo criado em rede social e nesse espaço, puderam trocar informações ou meros likes, como  quem diz : – “Eu posso te ver em sua completa nudez e ausência”.

Toda essa manobra performática não ficou presa na casamata do mundo virtual.  A Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte recebe a ausência do Circuito com um total de 100 registros de performances de mais de 120 performers. A ausência ocupa duas salas e fica aberta para visitação de segunda à sábado, das 08:00 às 17:30. Basta chegar e ver a ausência.

1441207_548831285208390_957854500_n

1477474_548831531875032_1349249361_n

A exposição-performática Corpos Ausentes mostra performances que poderiam estar em Natal, mas não estão. Performances que poderiam estar em muitos outros lugares e não estão. A ausência da performance como forma de performar a ausência.

 

As imagens enviadas pelos performers e presentes-ausentes na exposição podem ser visualizadas aqui:
Verbetes de performance escritos pelos participantes aqui:
Um pequeno (des)programa do Circuito, pode ser encontrado nesse link:

Serviço
Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte
Visitação de segunda à sábado, das 08:00 às 17:30

Localizada no centro da cidade, ao lado da praça André de Albuquerque (Praça Vermelha), na Praça 7 de Setembro, também conhecida como Praça dos três poderes.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

Deixe uma resposta