E a tatuagem chega na Disney…

0 Flares 0 Flares ×

14107699_1238591412829124_3622220019134694660_o

Walt Disney começou a trabalhar na divulgação de sua nova animação e para a nossa feliz surpresa, a tatuagem está fortemente presente no filme. Estamos falando de Moana: um mar de aventura que estreia dia 05 de Janeiro de 2017 nos cinemas brasileiros, focando na história, tradições e folclore dos povos nativos da Polinésia, o filme é descrito como uma “aventura mítica definida cerca de 2000 anos atrás através de várias ilhas no Pacífico Sul“.

Moana é uma princesa adolescente aventureira e espirituosa que navega para fora em uma ousada missão de encontrar uma ilha encantada e cumprir a busca inacabada de seus antepassados. Durante sua jornada, ela se encontra com o poderoso semideus Maui e, juntos, atravessam o oceano aberto em uma viagem cheia de ação, encontrando enormes criaturas de fogo e probabilidades impossíveis.

Maui é um herói popular da mitologia maori conhecido por suas aventuras extravagantes e sobrenaturais. Dizem as lendas que, certa vez, ele foi capaz de laçar o Sol e controlar seu fogo, podendo tornar os dias mais longos. Ele também possuía a incrível habilidade de pescar novas ilhas e terras do fundo do mar, trazendo-as para a superfície, onde podiam ser habitadas pelos seres humanos. A maior de todas elas é a Nova Zelândia, que Maui pescou com a ajuda de seus irmãos. Na cultura Neo Zelandesa existem ao todo cerca de 20 lendas sobre Maui. São consideradas as mais antigas de todas as lendas, e todas elas descrevem seus feitos impressionantes e ações extraordinárias.

No filme da Disney, Maui é apresentado cheio de tatuagens – prática comum entre os maoris – que por sua vez contam suas façanhas. Aproveitando-se dessa proposição, o estúdio Disney lançou um diálogo no Facebook, querendo saber as histórias que estão por trás das tatuagens de seus seguidores. A iniciativa funcionou, e vários usuários da rede social está por lá contando um pouco de história, através de suas tatuagens.

É muito importante saber que as novas gerações terão a referência de personagens não brancos, deuses não judaico-cristãos e da tatuagem como uma prática cultural bastante rica e complexa. Os tempos estão mudando, ainda que tudo isso seja mais lento do que as nossas urgências e necessidades do momento.

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About T. Angel

No cenário da modificação corporal brasileiro desde 1997, inicialmente como entusiasta e posteriormente atuando no campo da pesquisa. Parte de seu trabalho está incluso no livro "A Modificação Corporal no Brasil - 1980-1990" e grande parte depositada aqui no FRRRKguys.com.br.