E se o estúdio de tatuagem reutiliza materiais que são descartáveis?

0 Flares 0 Flares ×

Be Safe. Foto: reprodução / Pinterest

Essa semana recebemos uma séria denúncia de uma pessoa que preservaremos a identidade por questões de segurança. A pessoa denunciante nos alertou sobre um estúdio de tatuagem que está reutilizando materiais de procedimentos de tatuagem e piercing que são descartáveis. Não é a primeira vez que ouvimos sobre isso e o que nos consta, tal irresponsabilidade, tem acontecido em diferentes regiões do Brasil. 

Na denúncia de agora estão sendo reutilizadas agulha, biqueira, cateter e até luvas. Outros materiais como tintas e vaselina também podem ter sofrido contaminação por manuseio impróprio. A situação é tão séria que nesse processo pode haver transmissão de HIV, Hepatites B e C  e doenças bacterianas diversas

Deixamos aqui a orientação que você cliente procure estúdios de tatuagem e body piercing de confiança, com profissionais capacitados e que tenham passado por cursos como o de biossegurança, no mínimo. Certifique-se que o estúdio tenha o devido alvará para funcionamento. Certifique-se que o material descartável seja aberto em sua frente, das luvas até as agulhas e devidamente descartados ao fim do seu procedimento. Converse com quem for realizar o seu procedimento. Busque referência conversando com outras pessoas. Tire todas as suas dúvidas com a pessoa que for realizar o seu procedimento. Se ela não atender essa necessidade básica de número um, talvez seja importante que se busque alguém que o faça, por questões de segurança. É fundamental que tenhamos belos trabalhos e adornos em nossos corpos e que isso seja feito de modo seguro e responsável.

Deixamos aqui a orientação também que nesses casos criminosos, por colocar em risco a saúde e vida de pessoas, é importante que se consiga registrar a situação (fotos e vídeos) e em seguida entrar em contato com o Centro de Vigilância Sanitária do seu Estado e/ou cidade. Deixamos o alerta. 

CONTATO
http://www.cvs.saude.sp.gov.br

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About T. Angel

No cenário da modificação corporal brasileiro desde 1997, inicialmente como entusiasta e posteriormente atuando no campo da pesquisa. Parte de seu trabalho está incluso no livro "A Modificação Corporal no Brasil - 1980-1990" e grande parte depositada aqui no FRRRKguys.com.br.