Imigrantes iranianos costuram a própria boca em protesto em Calais

0 Flares 0 Flares ×

refugiados-costuram-a-propria-boca-durante-protesto-em-calais540x304_86834aicitono_1acv1s9br1k17bh1op9qs1jpoa(Foto: reprodução / Rondônia Vip)

Nesta quinta-feira (03) imigrantes iranianos costuraram as próprias bocas em protesto contra o desmantelamento da parte sul da chamada “Selva” de Calais, abrigo há meses para mais de mil imigrantes no noroeste da França.

Outro grupo de imigrantes fez o mesmo no dia 02 de Março e mostrou cartazes com frases como “We are humans” e “Where is your democracy?” (“Nós somos humanos” e “Onde está sua democracia?”, respectivamente). Segundo François Guennoc, integrante da associação “L’Auberge des migrants” (O Albergue dos Migrantes), o grupo teve seus barracos destruídos e não tem mais onde se alojar.

boca(Foto: Philippe Huguen / AFP)

De acordo com o encarregado da ong Médicos sem Fronteiras (MSF) para Calais, Olivier Marteau, os oito iranianos pediram aos profissionais da saúde que trabalham no acampamento de Calais que alinhavassem seus lábios. “Obviamente, recusamos“, disse. Marteau explicou que, com o pedido negado, os próprios migrantes resolveram perfurar seus lábios. “Eles próprios o fizeram de forma pouco higiênica, esterilizando as agulhas, esquentando-as” a altas temperaturas, acrescentou.

12794529_626177097534543_1940504544136509651_n(A notícia foi destaque nos jornais de todo mundo)

A delegação do governo na região divulgou então um comunicado que informou de sua “profunda emoção” a protesto, ressaltando que “nada justifica esses extremos“, segundo matéria publicada no portal Terra.

O gesto de costurar a própria boca já tinha sido usado por migrantes em novembro na Grécia, diante da recusa da Macedônia de deixá-los atravessar a fronteira. Também tem sido utilizada em outros conflitos em diferentes lugares do mundo, como a lei que proíbe apoio as pessoas LGBT na Rússia e que teve protesto que igualmente divulgamos AQUI.

Nada justifica que pessoas sigam sendo segregadas e vítimas de um sistema nefasto de aniquilamento em massa, é sobre isso que deveríamos nos esforçar para combater. Alinhavar os lábios é água com açúcar diante das atrocidades fascistas que se espalham pelo mundo contemporâneo.

FONTES:

Imigrantes iranianos costuram a própria boca em protesto na Selva, em Calais
http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/imigrantes-iranianos-costuram-a-propria-boca-em-protesto-na-selva-em-calais,efa22f432c97db1476d738e3702124e7pkbs85oa.html

Refugiados costuram a própria boca durante protesto em Calais
http://www.jornalrondoniavip.com.br/noticia/refugiados-costuram-a-propria-boca-durante-protesto-em-calais,mundo,43868.html

Migrantes iranianos costuram a boca em protesto em Calais
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/03/migrantes-iranianos-costuram-boca-em-protesto-em-calais.html

Migrantes costuram boca em protesto à destruição de seus barracos em Calais
http://br.rfi.fr/franca/20160303-migrantes-costuram-boca-em-protesto-destruicao-de-suas-casas-em-calais-0

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

Deixe uma resposta