Lançamento do livro “Lindo de Doer”

0 Flares 0 Flares ×


Dia 13 de Maio acontecerá em São Paulo o lançamento do livro do Andre Meyer, com coquetel e autógrafos. Fizemos uma breve entrevista com o body piercer para sabermos um pouco mais do que vem pela frente através de seu livro.
Abaixo você confere o release e o nosso bate-papo.

Release
Lindo de doer – Piercing, viagens estéticas, eróticas e esotéricas é o mais novo livro lançado pela Editora Gaia. Um misto de autobiografia, relatos de viagens e cultura underground, adicionado à audácia e à coragem do autor André Meyer, um gaúcho de Porto Alegre radicado em São Paulo e cidadão do mundo. A obra também é a primeira a abordar artes corporais, piercings,… tatuagens, assunto que até há poucos anos era um tabu. Para que suas histórias se transformassem em um livro, André Meyer contou com o texto de Tomás Chiaverini, um jornalista que possui em seu curri-culum dois livros-reportagens e um romance.
“A ideia deste livro surgiu da minha curiosidade por formas alternativas de viver. Viajei no meu próprio sonho e me tornei um profissional de uma atividade que não existia no nosso país. Criei uma forma de me sustentar através da cultura underground, nunca apoiada por nossa sociedade nem por minha família”, diz Meyer, que é piercer, DJ, promoter, designer e estilista, ocupações que se tornaram profissões somente no século XXI.
Pioneiro dos piercings no Brasil, o autor viajou o mundo em busca de referên-cias em arte corporal. Na década de 1990, sentiu na pele a contracultura londrina, morou em Goa, na Índia, visitou retiros hindus, conviveu com índios no Xingu, partici-pou de festivais religiosos às margens do Ganges e pagãos no deserto de Black Rock, Estados Unidos. Em suas viagens, chegou a trocar um All Star por uma cobra, suspen-deu-se por ganchos cravados na pele, recebeu pragas e bênçãos de homens santos, quase morreu de fome, de intoxicações alimentares e de quedas de moto. Experimen-tou substâncias entorpecentes, descobriu a ioga e tornou-se vegetariano.
Segundo André Meyer, o verdadeiro protagonista do livro não é ele com seus relatos e histórias de aventuras. O personagem principal desta obra é a sociedade com suas modificações culturais e comportamentais. “Sempre segui minha intuição e, com coragem, mostro neste livro outras formas de se buscar superação. Sou só mais um entre inúmeros alternativos que levam a vida num universo paralelo. Somos alternativos em busca de liberdade, bandeirantes desbravando e incentivando outras formas de encarar a vida, perfu-rando barreiras, divertindo pessoas, satisfazendo vontades”.
Em São Paulo, atuou como DJ, foi um dos responsáveis pela popularização das raves, transformou a então decadente Galeria Ouro Fino, no coração dos Jardins, num novo point, fundou o primeiro clube de psytrance do país, promoveu as primeiras festas de fetiche e inspirou a criação dos primeiros after-hours paulistanos. Um dos seus últimos feitos foi participar do reality show Solitários do SBT, no qual permaneceu confinado por vinte dias numa cabine 4 x 4 metros concorrendo com outros dez participantes. Dessa emprei-tada também saiu vencedor.
Sobre o autor: André Meyer, expedicionário de culturas contemporâneas e tribais, nasceu em 1969. De skater, metal punk, hard rocker e harley biker para ethno techno, surfista cósmico, caçador de sonhos, alquimista musical, decorador corporal, designer de joias e adornos, produtor de freak shows, miss tattoos, fetish parties, comerciante de vivências e experiências. Estudou e morou em Londres no início dos anos 1990, abandonando a moda no Brasil e se aventurando no mundo da body-art e da música eletrônica. Viajou por mais de trinta países, documentando adornos, comportamento e espiritualidade. Fez instalações no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, foi premiado como designer de joias, o que incentivou a exportação de suas criações.

Entrevista concedida gentilmente pelo autor.
T. Angel: Você foi um dos pioneiros do body piercing no Brasil e agora será o primeiro body piercer a lançar um livro no cenário nacional, o que por si só já é bastante importante. Lindo de doer será algo próximo de uma biografia?
Andre Meyer: A ideia do livro surgiu em fazer da minha apostila didática em um livro para profissionais e interessados na arte de aplicar jóias no corpo, na nossa lingua portuguesa, mais uma vez procurei o ineditismo e inspiraçao para as próximas gerações.
Também queria contar um pouco da minha peregrinação de 20 anos em busca de conhecimento na body art, o resultado foi uma biografia de Viagens Estéticas, Eróticas e Exotéricas, como diz o subtítulo de Lindo De Doer.

T. Angel: Sua carreira como piercer se iniciou em 1992 e o livro chegará próximo de você completar 20 anos de estrada. A espera teve algum significado?
Andre Meyer: Acho que foi a maturidade profissional, era hora de relatar minhas experiências pessoais e as mudanças no comportamento na cultura e na moda nas últimas 3 décadas. O livro passa por importantes acontecimentos que transformou a nossa geração.


T. Angel: O livro será composto de fotografias e textos? O que você poderia destacar e nos adiantar sobre?
Andre Meyer: O livro teve uma pesquisa incrível! Fotos raras pelo mundo da body art e entretenimento. O texto foi redigido pelo jornalista Tomas Chiaverine, que conseguiu ser muito fiel a minha forma de pensar e expressar os acontecimentos.


T. Angel: O lançamento será em São Paulo, mas já sabe algo sobre a questão de distribuição e venda para os outros estados?
Andre Meyer: A Editora Gaia tem uma logística incrível e o lançamento será sexta-feira, 13 de Maio, na Livraria da Vila (Pinheiros ), depois quero lançar também em outras cidades e estados. Os interessados devem entrar em contato com a editora pra nao deixar faltar os exemplares. Também na internet tudo fica mais fácil.
No futuro também lançaremos para tablets.


T. Angel: Com a venda da Body Piercing Clinic você estará se “aposentando” como piercer?
Andre Meyer: Vai ser difícil me aposentar do ofício que exerci com tanta dedicaçao e amor. Sempre vou fazer workshops e palestras relacionadas a body art e qualidade de vida, como yoga e rituais.
A venda da loja será para a pessoa certa, que consiga respeitar nossos clientes de duas décadas. A Body Piercing Clinic deve manter o status de referência Internacional.
Digamos que estou presente no nome da empresa, mas meu corpo deve estar passeando pelo mundo, buscando novos desafios como um nômade. Quem sabe pra fazer outro livro, documentarioá ou seja lá qual for a nova Onda.

 

Título: LINDO DE DOER – Piercing, viagens estéticas, eróticas e esotéricas
Autor: ANDRÉ MEYER
Ghost writer: TOMÁS CHIAVERINI
Páginas: 332 (com um caderno iconográfico, colorido, de 16 páginas)
Preço: R$39,90
Público-alvo: Amantes da boa leitura.

Lançamento oficial
Sexta, 13 de maio · 18:00 – 22:00
Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros – SP
(11) 3814-5811

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About T. Angel

No cenário da modificação corporal brasileiro desde 1997, inicialmente como entusiasta e posteriormente atuando no campo da pesquisa. Parte de seu trabalho está incluso no livro "A Modificação Corporal no Brasil - 1980-1990" e grande parte depositada aqui no FRRRKguys.com.br.