LANÇAMENTO: Masculinidades: teoria, crítica e artes

0 Flares 0 Flares ×

Editora Estação das Letras e Cores lança “Masculinidades: teoria, crítica e artes”, organizado por Fernando Marques Penteado e José Gatti.
É crescente o interesse em leituras que promovam um repertório teórico consistente às masculinidades contemporâneas.

Em nosso contexto cultural, costumamos associar masculinidade à força física, à capacidade de procriação, ao poder político e militar. Elementos que evoquem sensualidade, coqueteria e (ainda que) aparente sujeição à vontade das mulheres são, no senso comum eurocêntrico, indicadores de fraqueza, submissão e inferioridade. Esses elementos, que definem o que é masculino e feminino, compõem o quadro binarista que tem informado, por milhares de anos, os valores do sistema patriarcal euro-ocidental.

As lutas que a partir do final do século XVIII desafiam os valores culturais que estabelecem tais papéis do masculino e feminino apresentam pontos  nodais desse processo: a luta pelos direitos de mulheres, de grupos étnicos, linguísticos e nacionais subalternos e, mais recentemente, de grupos de gênero e sexualidade. Essas lutas têm penetrado em todos os setores da vida humana, como o mundo do trabalho, o meio ambiente e a academia. O imaginário sobre a masculinidade, nesse processo de lutas, não poderia sair incólume.

No Brasil, os estudos de gênero e sexualidade tiveram grande impulso nas duas últimas décadas. No contexto acadêmico, a teoria queer tem marcado presença em congressos de todos os campos das ciências humanas. Atualizando debates, este livro procura contribuir para esse campo de estudos.

Masculinidades: teoria, crítica e artes, organizado por Fernando Marques Penteado e José Gatti, reúne autoras e autores de origens e perspectivas teóricas diversas, que tratam de literatura, artes plásticas, cinema, fotografia, moda, esporte, arquitetura, política e história.

Os autores dizem: “É nosso desejo levantar questões que, já formuladas ou não, suscitem dúvidas e sugiram novas respostas. Com esse volume pretendemos contribuir para um pensamento crítico das diversas manifestações hegemônicas das masculinidades.”

 

Noite de autógrafos

Data: 25 de outubro

Horário: a partir das 19 horas

Local: Livraria da Vila – Shopping Higienópolis

Endereço: Av. Higienópolis, 618 – São Paulo – SP

Telefone: (11) 3660-0230

 

Organizadores

Fernando Marques Penteado é artista visual, trabalha com desenho, impressões, aplicações e bordados, e realiza trabalhos seriados, instalações e projetos educacionais. Mestre em Artes Visuais/Têxteis pelo Goldsmiths College, em Londres, colabora com educação na graduação e pós-graduação em artes, têxteis e moda, no Brasil e em outros países. É cronista, colaborando como colunista para a revista Dobra[s], curador e fotógrafo clandestino.

 

José Gatti, é professor de cinema e um dos fundadores da Socine — Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Trabalha na Universidade Federal de Santa Catarina, na Universidade Tuiuti do Paraná e no Centro Universitário Senac, em São Paulo. Fez doutorado na New York University e já lecionou e pesquisou na Boston University e na University of Cape Town, África do Sul. Tem artigos e livros sobre políticas de representação nos meios audiovisuais, publicados no Brasil e em outros países.

Autores

Adrián Melo, Carmem Silvia M. Real, Daniel Sinsel, James N. Green, João Luiz Vieira, Juliano Gouveia dos Santos, Lee Edelman, Lucia Villares, Lucio Agra, Marcelo Krasilcic,  Richard Dyer,  Richard Miskolci,  Rodrigo Bueno, Roy Gudmann, Sergio Funari,  Tetine,  Tom Waugh, William E. Jones.
Sobre a Editora

A editora Estação das Letras e Cores propõe publicações que relacionam pesquisas e estudos de múltiplas áreas do saber que ampliam, especialmente, as possibilidades de entendimento nos estudos da moda e do design. Pretende-se assim aproximar professores, alunos e autores na reflexão de ideias e difusão de pesquisas sobre os temas publicados. É uma editora fundada e mantida por professores do Ensino Superior, com o objetivo de publicar livros formativos, que discutam temas contemporâneos e que possam ser também utilizados como bibliografia em aulas de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado.

 

 

Ficha Técnica

ISBN: 978-85-60166-45-9

Nº páginas: 351

Medidas do livro: 23×16

Peso: 0,585 Kg

Preço: R$56,00

Impresso em papel Papel Chamois  Bulk 90g pela Prol Gráfica

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

Deixe uma resposta