Luto: A comunidade da modificação corporal se despede do artista Jon John

0 Flares 0 Flares ×

Foto: Yann Levy / reprodução / Facebook

“(…) duvida o homem se deverá voltar para casa e desabafar com a família a irremediável pena, ou se, pelo contrário, terá de engolir as lágrimas e prosseguir o seu caminho, ir aonde o trabalho o espera, cumprir todos os dias que lhe restam, então poderá perguntar Morte onde esteve a tua vitória, sabendo no entanto que não receberá resposta, porque a morte nunca responde, e não é porque não queira, é só porque não sabe o que há-de dizer diante da maior dor humana.”
José Saramago

É com profundo pesar que anunciamos o falecimento na data de ontem (6) de Jon John, artista da performance europeu. Nascido no País Basco, localizado no norte da Espanha, Jon John vivia na Alemanha onde trabalhava com performance art e em paralelo com o estúdio AKA, uma de suas criações.

Jon John lutou nos últimos meses contra um câncer e parafraseando o artista capixaba Marcus Vinícius (1985-2012), the artist is warrior. Jon foi um grande guerreiro e nos deixou um belo legado para a história da arte e da modificação do corpo.

 

A família do AKA fez uma emocionante publicação anunciando o ocorrido, o qual reproduzimos abaixo:

“A família AKA está devastada em anunciar o falecimento do nosso amado fundador, o artista Jon John. Jon John corajosamente se rendeu à doença terminal ontem, com a mesma forma destemida que mostrou ao longo de sua vida. Jon John fundou o AKA em 2009, como um espaço de arte multidisciplinar, aberto a todos. Ele queria um ambiente inclusivo e seguro onde as pessoas pudessem trabalhar, se conectar e crescer. Hoje o AKA fica como testamento da visão criativa e dedicação de Jon John, e continuará a brilhar como seu próspero legado. Jon John era bem conhecido e respeitado por sua arte de performance. Sua última ação, Love On Me foi transmitida ao vivo pela Internet e foi sua maneira de enfrentar sua doença, com humildade e amor. Após este poderoso ritual John Jon disse: “Meu coração explode com gratidão de nosso ritual compartilhado. Minha família, amigos, artistas e amantes, livres das restrições artificiais deste corpo, deste lugar, e deste tempo, vocês curaram o meu espírito – estamos juntos, sempre “. AKA será fechado na sexta-feira 7 de abril como uma marca de respeito a JJ e para dar a equipe oportunidade de chorar sua perda. É uma perda que será sentida em todo o mundo, pela multidão de pessoas tocadas pela incrível energia de Jon John.

Nosso coração está em pedaços. É mais uma parte da nossa história que parte precocemente desse mundo. Nossas condolências para todas as pessoas tocadas pela energia de Jon John. Amor sobre nós.

 

LOVE ON ME from jon john on Vimeo.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About T. Angel

No cenário da modificação corporal brasileiro desde 1997, inicialmente como entusiasta e posteriormente atuando no campo da pesquisa. Parte de seu trabalho está incluso no livro "A Modificação Corporal no Brasil - 1980-1990" e grande parte depositada aqui no FRRRKguys.com.br.