O sexto sentido: North Sense e o novo capítulo da evolução humana

0 Flares 0 Flares ×

Fotos: divulgação / Cyborg Nest

SSUCv3H4sIAAAAAAAEAJVRu2rEMBDsA/kHo9omtmU7csoU6QLpQ4q1tLkTp7MOPS4ch/89kmWDqkBAhWZmX7N7f3woCjKBlZy8FPeIApZKeesMOKnnQNflxqOQThsJKpKRW1aFWAfOW7SxxEZxcHgIsYnc8vc+nwkXu7CKISNI5BXBu9vTG9hj7F5mEdZPMeJdWo5KwYzaW7LrS/lH0Q/UF4X/KJY+X7txOODMb6u9zLZBhZBsb44Ia1gj6olVjFJadbR7rqZm+K7aXrSs79tBjLh2SaXJ6cehOeeLu0qBOsPghdTZDq+ag4oJNJvkYiSX8yFL0+6IJr9HOKg+Z8Ss3To5SVshIhwswobWI2Pj0IfX1KwfuzDv8gtHWBtkKAIAAA==
(Imagem meramente ilustrativa)

Mais um capítulo da evolução humana está sendo escrito, causando emoções diversas nas pessoas entusiastas das modificações corporais e pessoas ligadas com o body hacktivism, transhumanismo e tecnologias de modo geral. Na data de ontem foi anunciado o North Sense pela Cyborg Nest.

O primeiro ponto aqui é entender – ainda que de modo bastante sucinto – o que é norte magnético. Assim, Eder Molina escreveu na Revista de Pesquisa da Fapesp que “o norte magnético é o resultado do campo magnético gerado pelo movimento do metal fundido do núcleo externo em torno do núcleo metálico sólido da Terra”. Com base na noção do norte magnético e norte geográfico (que não são as mesmas coisas) foi possível para os chineses criarem a bússola por volta do século IV.

O próprio site da Cyborg Nest traz a informação que algumas teorias dizem que os humanos tiveram o sentido do norte. Antigas tradições, tal qual o Feng Shui está baseado na detecção de orientação para Terra, em outras palavras, representam o conhecimento das forças necessárias para conservar  as influências positivas que estariam presentes em determinados espaços e redirecionar as negativas de modo a beneficiar seus usuárias e usuárias. Constatando que certas vibrações presentes no ambiente podem agir de modo benéfico.  Com o North Sense – segundo as pessoas envolvidas com o projeto – você tem de volta um sentido ancestral de direção. Conectando você com a Terra, espaço e os fluxos contínuos do campo magnético da Terra. O North Sense vibrará em seu corpo cada vez que ele encontrar o Norte Magnético.

a7dd37_d2e35f9229594568a66243b382ca0165-mv2_d_3169_3500_s_4_2

A Cyborg.net começou – segundo Steve Haworth que é um dos envolvidos no projeto –  quando “quatro indivíduos, que são os melhores em seus campos” o contaram para ser parte um grande projeto. O time é formado pelas figuras populares no meio das novas tecnologias e body hacking Liviu Babitz, Moon Ribas, Neil Harbisson, Scott Cohen e, o próprio, Steve Haworth . Entusiasmante ouvir Steve dizendo que tem seis sentidos e em breve serão sete.

O produto de inauguração desse coletivo se chama North Sense, que é uma peça que ao ser anexada ao corpo humano, promete permitir as pessoas usuárias se conectarem com o campo magnético da Terra, repetindo aqui o que já dizemos acima, deixando-as sentirem o fluxo do espaço e um “senso de direção ancestral”. Dando a nova habilidade de sentir o norte magnético. Steve Haworth – pioneiro nas modificações corporais – diz que se trata de um “sentido artificial”, ainda assim muitos efeitos são esperados, principalmente no que tem sido chamado de mudança na mente.

Não se trata de um implante da categoria subdermal (ou tão pouco o transdermal), a peça pode ser inserida no corpo com a aplicação do que podemos entender como sendo o surface piercing. O que quer dizer que você precisa procurar um ou uma profissional com bastante qualificação para realizar o procedimento. A justificativa é que se trata de um sentido artificial que modifica não o seu corpo, mas a sua mente. Também o fato do interesse em se atender a maior quantidade possível de pessoas.

A sugestão feita pela Cyborg Nest é que a aplicação aconteça na região torácica, logo abaixo da clavícula, ainda que deixe claro que outras partes do corpo podem ser utilizadas. A área de ocupação no corpo estimada pela companhia é de 2,5 cm. Justamente pelo pequeno tamanho dizem ser altamente confortável ao corpo.

North Sense necessita de um APP (aplicativo) específico que você poderá fazer os ajustes pessoais e não necessita da conexão com a internet para ter sua funcionalidade. Eventualmente se faz necessário recarregar a peça, o que ainda está sendo aprimorado. Ele é como um órgão sensorial artificial independente, revestido em materiais biocompatíveis da mais alta qualidade.

Em poucos meses você será capaz de experimentar novas memórias – pensando que os nossos sentidos produzem memórias específicas em nossos corpos -, mapas e momentos da vida. Criados e influenciados por uma nova camada espiritual.

A pré-venda do produto já está acontecendo no site oficial da Cyborg Nest, custando 250 libras, algo em torno de R$1.318,52. O frete não está incluso no valor e nem a aplicação da peça ao corpo. A primeira edição limitada é marcada e numerada. Embora a intenção das e dos inventores seja que a peça – e o sentido que se cria através dela – seja acessível para a maior quantidade de pessoas, parece que ainda fica sendo um privilégio para pouca gente, o que não é algo novo quando pensamos nas tecnologias de ponta.

a7dd37_fc34b17f437e484ea0ca70288998372e-mv2_d_4288_2722_s_4_2

Abaixo traduzimos a FAQ (respostas para as perguntas frequentes) disponível no site da Cyborg Nest. Esperamos com isso elucidar muitas questões e dúvidas que possam ter surgido. No mais, esperamos assistir os próximos passos que virão.

Por que você não desenhou isso como um implante interno integral?
Nosso foco agora está mais no North Sense sendo parte do seu corpo. Hoje, nós queremos que ele seja o mais acessível possível para a maior quantidade de pessoas. Um sentido artificial não muda seu corpo, ele muda sua mente.

Em qual parte do corpo isto dever colocado?
Em qualquer lugar que você queira e onde um surface-to-surface barbell possa ser instalado. Nós pensamos que a parte superior do seu peito poderia ser um bom lugar, logo abaixo da clavícula.

É seguro? É feito de materiais seguros?
Sim e sim! North Sense é revestido em silicone compatível ao corpo de alta qualidade, e carrega certificações de segurança e funcionalidade. A parte de trás – a parte que fica em contato com seu corpo – também tem um design exclusivo que permite o livre fluxo de ar, prevenindo irritações na pele. A parte eletrônica foi desenvolvida nos altos níveis na Nistec.

É a prova de água? Qual o tamanho?
Sim, é a prova de água. E ele é muito, muito pequeno, a estimativa do tamanho final é que não seja maior do que 2,5 cm de cada lado. Nós gastamos um longo tempo criando o design correto para ter certeza que seu corpo e o North Sense trabalhem como um.

Com qual frequência eu preciso carregá-lo?
Nós ainda não sabemos exatamente – nós estamos no processo de escolher a melhor bateria  Mas estamos visando pelo maior tempo possível.

Quem pode ancorá-lo em meu corpo?
Qualquer body piercer profissional com experiência em surface to surface piercing pode instalar o sistema de ancoragem. Quando estiver escolhendo seu piercer, peça para ver um portfólio de surface to surface piercings cicatrizados, e/ou um certificado de que compareceu em seminários de como instalar os surface to surface piercings.

Posso coloca-lo diretamente?
Para minimizar qualquer chance do seu corpo rejeitar o North Sense, você vai querer esperar até o seu sistema de ancoragem ficar cicatrizado antes de vestir o dispositivo. É importante seguir todas as instruções de cuidados posteriores do seu ou da sua piercer.

Quando eu posso tê-lo?
Provavelmente no fim de Setembro. Embora estamos interessados em obter o Sense North antes disso, nós estamos ainda mais dedicados em alcançar a mais alta qualidade possível em design e fabricação. Alguns processos levam tempo.

Quão preciso será?
Tão preciso quanto o ambiente em que está. Quando olhamos para o sol durante a luz do dia, as estrelas ainda estão lá mas não podemos vê-las. É o mesmo quando queremos ter uma conversa com uma amiga em um ambiente barulhento. Sempre que o North Sense for exposto a um ambiente altamente magnético será naturalmente afetado. Lembre-se: é um sentido, não uma ferramenta.

Sentirei uma diferença imediatamente?
Isso não é uma mudança física – é uma mudança da mente. Processos levam tempo, mudam de pessoa para pessoa. Gradativamente, North Sense vai se tornando parte de sua existência. Seu cérebro vai aprender como filtrar a informação, exatamente como tem filtrado distrações nesse exato momento que você está lendo essa sentença.

Qual será o efeito em mim?
Em você especificamente? Nós não sabemos, essa é a mágica. Algumas pessoas usam pintura para criar arte, algumas para descrever uma flor. É o mesmo com a escuta de qualquer outro sentido. Será você, em uma dança com a sua própria natureza, com tecnologia como sua pista de dança.

CONTATO
http://www.cyborgnest.net/
https://www.facebook.com/Cyborgnest.net

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

Deixe uma resposta